O secretário da saúde do município de Zortéa, Mateus Pires, anunciou na manhã desta quinta-feira, dia 18, sua saída do cargo. Ele compartilhou os motivos por trás de sua decisão e fez um balanço das conquistas alcançadas durante sua gestão à frente da pasta.
Mateus explicou que a decisão de se descompatibilizar antecipadamente está relacionada aos prazos legais estabelecidos pela legislação eleitoral e à necessidade de dedicar tempo às responsabilidades pessoais relacionadas à sua pré-candidatura. O convite do Partido Progressistas representa uma continuidade do engajamento político dele, que já foi candidato nas eleições de 2020. Ele permanece no cargo até esta sexta-feira, dia 19.
O secretário destacou os avanços significativos conquistados durante sua gestão na secretaria. Entre as realizações, Mateus enfatizou a conquista da confiança e credibilidade da população Zorteense em relação à saúde pública. Diversas melhorias foram implementadas, como a ampliação do horário de atendimento, aumento no número de médicos, eliminação da necessidade de fichas para atendimento e a significativa redução das filas de exames.
Ao ser questionado sobre a sensação ao deixar a pasta da Saúde, Mateus expressou sua gratificação por ter contribuído para uma mudança extraordinária na percepção da população sobre a saúde do município. Ele ressaltou a importância de sair do cargo com a sensação de dever cumprido e a satisfação de deixar um legado para as futuras gerações.
Quanto ao futuro, revelou que continuará comprometido com o bem-estar da população de Zortéa, mesmo fora do serviço público. Ele manifestou seu desejo de contribuir como cidadão, buscando melhorias para a cidade e seus habitantes. Desejou boa sorte ao próximo gestor da Secretaria de Saúde e reforçou seu compromisso em seguir trabalhando pelo desenvolvimento do município.
A prefeita Rosane Infeld elogiou o trabalho de Mateus, destacando sua contribuição para a mudança para o novo posto de saúde, tornando um marco na administração municipal e proporcionando uma nova estrutura para atender às demandas da população de Zortéa.
Para ocupar o cargo, a prefeita anunciou que Adão de Mattos, atual diretor de saúde, assumirá a pasta. Rosane destacou a vasta experiência de Adão na área da saúde e sua familiaridade com os processos internos da secretaria. A decisão visa garantir a continuidade do atendimento à população, uma vez que a saúde é uma área que demanda ação imediata e prioridade.
Questionada sobre a possibilidade de nomear um novo diretor de saúde, a prefeita afirmou que o cargo não ficará vago por muito tempo. Devido ao alto fluxo de atendimento na Secretaria de Saúde, Rosane e sua equipe já estão em busca de um profissional qualificado para assumir a função e apoiar Adão de Mattos em suas responsabilidades.
Novo secretário
Adão de Mattos, que atuou por um longo período como diretor ao lado de Mateus, assumirá oficialmente o cargo de secretário na próxima segunda-feira, dia 22 de janeiro. Em entrevista a 98 FM, Adão expressou sua gratidão à prefeita pela confiança depositada nele e destacou o trabalho conjunto que desenvolveram ao longo dos anos.
O novo secretário ressaltou que, apesar da mudança na liderança, os serviços e ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde serão mantidos com a mesma eficácia. Ele assegurou que os profissionais de saúde estão retornando às atividades, e a equipe continuará trabalhando de maneira integrada para enfrentar os desafios que surgem.
Por fim, o novo secretário reafirmou o compromisso em bem cuidar da população de Zortéa.



















