A Secretaria Municipal de Saúde de Zortéa, por meio da Sala de Vacina, está ampliando as estratégias de imunização da população para aumentar a cobertura vacinal, em especial contra o sarampo. A medida acompanha a preocupação diante de novos registros da doença no Brasil.
De acordo com a equipe da Sala de Vacina, estão sendo reforçadas as orientações durante os atendimentos na Unidade de Saúde. Enquanto aguardam consultas e procedimentos, os pacientes recebem informações sobre os riscos do sarampo e o pedido para que procurem a vacinação. O esquema vacinal prevê duas doses para pessoas de 1 a 29 anos e, pelo menos, uma dose para o público de 30 a 59 anos. A meta é imunizar 95% da população para impedir a circulação do vírus no município.
Além disso, a Secretaria de Saúde tem realizado a conferência das cadernetas de vacinação em creches e escolas do município de Zortéa, dentro do Programa Saúde na Escola (PSE). O trabalho já foi realizado na creche municipal, onde também foram verificadas as vacinas dos profissionais da educação. Na próxima semana, a ação acontecerá no Núcleo Horizonte 2, com a devida autorização dos pais, vacinas como tétano, febre amarela, HPV, meningite ACWY e sarampo, entre outras previstas no calendário de rotina.
A sala de vacina de Zortéa atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em caso de dúvidas sobre o esquema vacinal, a orientação é que a população procure a unidade de saúde dentro desses horários.
A equipe reforça que a vacinação é gratuita e fundamental para evitar o retorno de doenças já controladas. “O sarampo é altamente contagioso e pode levar a complicações graves, inclusive à morte. Quanto mais pessoas vacinadas, maior será a proteção coletiva”, destacou a coordenadora da Sala de Vacina, Janaina Faller.
Ouça aqui:

















