O 3º Empreende Capinzal foi encerrado com chave de ouro na noite desta quinta-feira, 9 de outubro, reunindo empresários, empreendedores e representantes de entidades parceiras no Centro Educacional Prefeito Celso Farina. O evento teve como objetivo estimular novos modelos de negócios, gestão e comercialização, promovendo discussões sobre inovação, experiências de mercado e estratégias empreendedoras.
A programação contou com a participação de representantes das empresas Fast Tecnologia Industrial, Gratt Indústria e Tecnologia Ambiental e MCLvale, que compartilharam suas trajetórias e desafios no setor metalmecânico. O encerramento ficou por conta da palestra de Fábio Neto, executivo da StartSe, referência nacional em educação voltada à inovação e aos negócios.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Talita Frizzo, destacou a relevância do evento para o fortalecimento do setor empresarial local.
“Só gratidão! Foram eventos maravilhosos, com as mulheres empreendedoras e com o pessoal do ramo metalmecânico. Três empresas destaque do nosso município de Capinzal, e a gente só tem a agradecer. O Fábio encerrou trazendo para nós uma realidade, dando aquele chacoalhão e mostrando que realmente precisamos inovar e destravar algumas coisas. O empreendedor de Capinzal, com certeza, saiu ganhando com isso”, afirmou.
O gerente regional do SEBRAE no Meio-Oeste, Aloísio Salomão, reforçou que o Empreende Capinzal buscou atender tanto quem está começando no empreendedorismo quanto quem já possui negócios consolidados.
“É preciso tirar o foco do produto e do serviço e colocar o foco na necessidade do cliente. O mercado mudou e continua mudando rapidamente; hoje, o concorrente muitas vezes vem de áreas que há dez anos nem existiam”, disse.
Para o presidente do Legislativo Municipal, Kelvis Borges, que representou a Escola do Legislativo Íria Dambróz, o evento superou as expectativas.
“Foi muito bonito ver exemplos daqui, pessoas que inspiram e mostram que é possível vencer com trabalho e determinação. Também foi um destaque o setor metalmecânico, com empresas do município apresentando suas conquistas. Foi histórico, um evento que marcou Capinzal. Já estamos comprometidos em fazer algo ainda maior no próximo ano”, destacou.
O Empreende Capinzal é regulamentado pela Lei Ordinária nº 3.488/2023, resultado de um projeto do então vereador e atual vice-prefeito Tiago de Oliveira Luz (PSD), que busca fomentar o empreendedorismo no município.
“O coração transborda de alegria por esse momento. Foi um evento grandioso, com grande participação do público e palestras que realmente inspiraram. Empreender é isso: valorizar nossos empresários e fomentar novas ideias em Capinzal. A sementinha do empreendedorismo foi plantada no coração dos participantes. Agora depende de cada um regar essa planta para que dê frutos”, finalizou Tiago.
O evento foi promovido pela Câmara de Vereadores de Capinzal, por meio da Escola do Legislativo Íria Dambróz, com o apoio da Prefeitura de Capinzal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e do SEBRAE, contando ainda com a parceria da ACIRP, AMPECO e CDL Capinzal, Ouro e Lacerdópolis.




























