Capinzal está sediando, desde segunda-feira (22), o curso estadual de Salvamento em Altura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. A capacitação seguirá pelas próximas três semanas, reunindo militares de diversas Organizações Bombeiro Militar do Estado.
Em entrevista à reportagem da Nativa FM, na manhã desta terça-feira, o capitão Robson Fermiano, comandante do Corpo de Bombeiros de Capinzal, destacou que o curso é considerado complexo e envolve atividades de alto risco.
De acordo com o comandante, a escolha de Capinzal para receber a capacitação está ligada aos investimentos realizados pela unidade na área de salvamento em altura. A realização do curso também integra as ações alusivas ao ano do centenário do Corpo de Bombeiros.
Durante a formação, os militares aprimoram técnicas voltadas ao resgate de pessoas em situações de risco que exigem o uso de cordas. Entre os exemplos citados estão ocorrências envolvendo vítimas presas em torres de telefonia, veículos que caem em ribanceiras, pessoas que caem em poços ou trabalhadores presos em fachadas de prédios.
“Todo resgate que necessita do uso de cordas será trabalhado durante essas três semanas, para que esse conhecimento seja difundido em todo o Estado”, explicou o capitão Fermiano.
Além das atividades realizadas no quartel, o curso também contará com treinamentos externos. Conforme o comandante, já nesta quinta e sexta-feira estão previstas simulações em cenários reais, permitindo que os alunos coloquem em prática as técnicas aprendidas durante a formação.
Ao todo, 16 alunos e quatro instrutores participam da capacitação, totalizando 20 militares envolvidos diretamente nas atividades. Ainda conforme Fermiano, um novo curso estadual de Salvamento em Altura está previsto para iniciar em agosto, também com a participação de bombeiros de diferentes regiões de Santa Catarina.






















