A segunda edição da Caminhada da Fé Viva, em honra a Frei Crispim, foi realizada com sucesso na manhã deste domingo (21), reunindo cerca de 160 participantes em um percurso de aproximadamente 22 quilômetros entre Capinzal e Ouro. A iniciativa marcou a abertura da programação da novena preparatória para a 27ª Romaria de Frei Crispim.
Com o lema “Caminhando com fé, renovando a esperança”, os fiéis partiram ainda nas primeiras horas da manhã da Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, em Capinzal, seguindo até a Fonte Frei Crispim, no Distrito de Santa Lúcia, em Ouro. Ao chegarem ao destino, foram recebidos com uma salva de palmas, em um momento de acolhida que emocionou os participantes após horas de caminhada.
Durante a celebração realizada na fonte, Frei Ivo Lazzarotto destacou o significado espiritual do evento. Segundo ele, a caminhada representa muito mais do que um esforço físico.
“É uma graça, uma bênção. Uma manifestação de uma fé viva, um testemunho de que nós cremos em Jesus Cristo, caminho, verdade e vida”, afirmou.
O religioso também refletiu sobre a importância da Fonte Frei Crispim para os devotos.
“Que esta fonte, onde Frei Crispim colocou sobre esta terra a bênção do Criador, sirva para nos conduzir à fonte viva, que é Jesus”, disse.
Frei Ivo ainda recordou momentos vividos ao lado de Frei Crispim, compartilhando lembranças da convivência com o religioso e destacando o legado de fé deixado por ele às comunidades da região.
O coordenador da equipe de Devotos de Frei Crispim, Idemar Debarba, comemorou a participação dos fiéis e ressaltou o crescimento da caminhada em seu segundo ano de realização.
“A grande participação renova cada vez mais a fé em Frei Crispim. Tivemos crianças, jovens, adultos e idosos caminhando juntos durante todo o percurso”, destacou.
Segundo ele, completar os 22 quilômetros representa uma conquista para muitos participantes.
“É uma vitória para os mais idosos e um incentivo para os menores. Ver tantas pessoas chegando até aqui demonstra a força da fé e da devoção”, afirmou.
Debarba também lembrou que a caminhada marca oficialmente o início das novenas preparatórias para a 27ª Romaria de Frei Crispim e convidou a comunidade para a primeira celebração da programação, que acontece nesta segunda-feira, dia 22, às 19h30, na igreja do Distrito de Santa Lúcia.
Além da celebração religiosa, a chegada à Fonte Frei Crispim também foi marcada por relatos de fé e agradecimento. A reportagem da Nativa FM ouviu alguns participantes que compartilharam histórias de graças alcançadas atribuídas à intercessão de Frei Crispim.
Um dos devotos contou que recorreu à oração em um período delicado da gravidez de sua filha. Segundo ele, após pedir a intercessão de Frei Crispim, a gestação evoluiu bem e hoje mãe e bebê estão saudáveis.
Outra participante relatou que há exatamente um ano passou por uma cirurgia no joelho. Neste domingo, conseguiu completar todo o trajeto da caminhada. Entre sorrisos, disse que ainda teria fôlego para continuar andando por mais alguns quilômetros, se fosse necessário.
Já uma mulher que participou pela primeira vez da caminhada revelou que o cansaço quase a fez desistir durante o percurso. No entanto, a fé falou mais alto e ela conseguiu chegar ao destino. Emocionada, afirmou que caminhou também por sua família, que necessita de muitas orações.
Após a chegada dos participantes, Frei Ivo Lazzarotto conduziu a bênção final e realizou a unção dos fiéis com água benta da Fonte Frei Crispim, encerrando a manhã de espiritualidade, devoção e agradecimento.
Criada para fortalecer a fé e a devoção a Frei Crispim, a caminhada chega à sua segunda edição consolidada como um dos momentos mais significativos da programação que antecede a tradicional Romaria, reunindo pessoas de diferentes idades em uma demonstração de perseverança, esperança e fé.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram














































