A Semana Nacional do Surdo está sendo marcada por uma série de atividades em Capinzal e Ouro, organizadas em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a comunidade surda local e o curso de Libras desenvolvido na Escola Dr. Wilson Pedro Kleinubing. As ações tiveram como objetivo dar visibilidade à cultura e à identidade surda, além de promover a inclusão.
Uma das principais iniciativas foi a panfletagem programada para o dia 26, com a participação da comunidade surda e estudantes. O material distribuído traz orientações e dicas de como se comunicar com pessoas surdas. O movimento é fundamental para enfrentar a histórica invisibilidade vivida por esse grupo social.
Oficializado em 2008, por meio do Decreto de Lei Nº 11.796, o dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), em 1857, na cidade do Rio de Janeiro.
Por se tratar de um período dedicado à conscientização sobre as conquistas da comunidade surda, bem como a urgência de ampliação da acessibilidade a essa comunidade, o mês é chamado de Setembro Azul.
O mês reúne ainda diversas datas significativas: 21 de setembro Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 23 de setembro Dia Internacional das Línguas de Sinais, 26 de setembro Dia Nacional do Surdo e 30 de setembro Dia do Tradutor e Intérprete de Libras.
As ações buscaram não apenas celebrar conquistas, mas também refletir sobre os desafios ainda existentes para garantir mais inclusão, respeito e oportunidades às pessoas surdas.


























