O Procon SC recebeu, ao longo de 2025, mais de 200 reclamações de serviços e erros no cálculo da conta de luz, cometidos pela Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina).
Apenas nos últimos 30 dias, foram 30 queixas formais registradas junto ao órgão, principalmente, por problemas após a troca do medidor de energia e cobranças feitas a partir da média de leituras.
Desde 2024, quando a troca de sistema da Celesc causou uma série de problemas relacionados ao cálculo da conta de luz, o Procon SC vem monitorado as ações da companhia para normalização dos serviços e correção de erros.
Para identificar possíveis incorreções na soma da tarifa, é fundamental saber como é feito o cálculo e de que forma notificar os órgãos competentes em caso de divergências.
Como funciona o cálculo da conta de luz?
Em entrevista, o gerente de Faturamento Interino da Celesc, Felipe Apolinário Fernandes, explicou como a empresa faz a cobrança dos clientes a partir do total de energia elétrica consumido ao longo do mês.
“Temos uma tarifa, homologada pela Aneel, e a gente tem o medidor. Quando o leiturista coleta a leitura, ele digita isso em um aplicativo e o aplicativo calcula o consumo com base na leitura do mês anterior. Então, a leitura do mês atual, menos a do mês anterior, é possível fazer o cálculo do consumo, multiplicado pela tarifa”, explica Fernandes.
O gerente de Faturamento Interino da Celesc pontua, no entanto, que erros humanos podem ocorrer no processo de envio dos dados para a ferramenta. “Como a leitura é feita, majoritariamente, pelo leiturista, que vai todo mês até o medidor, é possível ocorrerem erros de leitura eventualmente. Existe todo um processo que trata esses eventuais erros”, detalha.
O que fazer em caso de erros na tarifa?
Caso o consumidor perceba que há uma diferença muito grande entre o valor exibido no medidor e o cálculo da conta de luz, é possível entrar em contato com a Celesc e pedir a correção da cobrança. “Basta contatar Celesc e, preferencialmente, informar a leitura que ele coletou no medidor e enviar uma foto, se for possível”, orienta o gerente de Faturamento.
Os consumidores também precisam se atentar às outras cobranças no cálculo da conta de luz, como bandeira tarifária e Cosip (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública). A Celesc faz a arrecadação desse tributo e repassa aos órgãos competentes.
O gerente de Faturamento da Celesc, Felipe Apolinário Fernandes, também orienta que, mesmo que haja erro no cálculo da conta de luz, o cliente deve manter uma distância segura do medidor de energia elétrica e jamais tocar diretamente no equipamento para evitar acidentes.