O município de Zortéa deu início neste mês de fevereiro à vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos. A informação foi repassada pela técnica de enfermagem Janaína Faller, que explicou à população os critérios, a organização do atendimento e a importância da adesão ao público-alvo definido pelo Ministério da Saúde.
Segundo Janaína, a vacinação nessa faixa etária já vinha sendo realizada há algum tempo em alguns estados e regiões do país. Agora, a estratégia passa a ser adotada por todos os municípios brasileiros. A escolha das idades entre 10 e 14 anos se baseia em estudos científicos, números e dados que apontam esse grupo como o que apresenta maior índice de hospitalizações e complicações em decorrência da dengue. A meta é atingir 90% de cobertura vacinal desse público para garantir uma imunização efetiva.
Zortéa recebeu inicialmente 45 doses da vacina. De acordo com a técnica de enfermagem, o número é inferior à quantidade de crianças e adolescentes existentes nessa faixa etária no município, mas a expectativa é de que novas doses sejam encaminhadas para suprir a demanda. A vacinação será organizada de forma gradual, contemplando todos que têm direito à imunização neste primeiro momento.
A sala de vacinação funciona de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, exclusivamente na unidade de saúde. Para receber a vacina, é obrigatório apresentar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS para identificação. Adolescentes não serão vacinados sem a presença dos pais ou responsáveis.
Janaína Faller reforça que, por se tratar de uma vacina nova, é fundamental o diálogo com os pais, incluindo orientações sobre possíveis reações. Por esse motivo, a presença do responsável é indispensável, mesmo para adolescentes de 14 anos. Neste primeiro momento, não haverá vacinação nas escolas, o que torna essencial que a população esteja atenta aos horários de atendimento da sala de vacinação.
A imunização contra a dengue será feita em duas doses. A primeira aplicação inicia agora, e a segunda deve ser realizada após um intervalo de três meses. Conforme destaca a técnica de enfermagem, apenas uma dose não é suficiente para garantir proteção adequada, sendo indispensável completar o esquema vacinal.
A equipe de saúde de Zortéa espera a participação ativa do público-alvo ao longo da semana e se coloca à disposição para esclarecer dúvidas e prestar orientações à população durante todo o processo de vacinação.















