A segunda semana de janeiro de 2024 trouxe um aumento significativo nas temperaturas em diversas cidades de Santa Catarina, marcando um domingo, 7, e uma segunda-feira, 8 de janeiro, de muito calor e abafamento. Este fenômeno se estende pelos próximos dias, especialmente no centro-sul do Brasil, apresentando temperaturas acima da média para o período de janeiro.
No último sábado e nesta segunda-feira, o município de Zortéa destacou-se ao figurar entre os 10 lugares mais quentes do estado. De acordo com informações da Defesa Civil, que monitora essas condições, no sábado, dia 6, Zortéa registrou a temperatura mais alta do estado, alcançando 35,3°C. No dia de ontem, o município superou esse valor, atingindo 37°C, posicionando-se como o oitavo local mais quente em Santa Catarina.
O município de Gravatal, no litoral sul, atingiu 39,8°C e foi a cidade mais quente do dia.
Outro caso relevante ocorreu na cidade turística de Piratuba, que, no sábado (06), registrou a sexta maior temperatura do estado, atingindo 33,3°C. Na segunda-feira (08), a cidade manteve o padrão elevado, marcando 35,1°C e conquistando a vigésima sexta posição entre as localidades mais quentes de Santa Catarina.
Segundo a meteorologista, Nicolle Reis, a terça-feira (09) vai começando com tempo firme e com pouca nebulosidade em Santa Catarina. No momento, as temperaturas variam de 16 a 20°C entre o Meio-Oeste e os planaltos e de 20 a 24°C no Oeste e na faixa litorânea. Os ventos sopram de direções variadas pelo estado, mas predominantemente do quadrante norte com moderada intensidade. Nas próximas horas, o tempo continua firme, com predomínio de sol e temperaturas em elevação no estado, sem risco para ocorrências meteorológicas. Mas a partir da tarde novos temporais devem trazer chuvas pontualmente intensas acompanhadas de descargas elétricas e possibilidade de vendaval, com risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, danos à rede elétrica e destelhamentos.