A XV Noite do Filó, tradicional evento promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Capinzal, reuniu mais de 600 pessoas na noite de sábado (9), nas dependências da SERBRF. Com todos os 550 ingressos vendidos antecipadamente, a festa superou as expectativas da organização.
A programação começou com apresentações culturais feitas pelos alunos da instituição, acompanhados pelos professores. Logo depois, o público acompanhou a tradicional virada da polenta — momento mais aguardado da noite — que, em seguida, foi servida com demais acompanhamentos. Além de fortalecer a cultura local, a festa prestou homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, que deixou profundas marcas na gastronomia e nos costumes da região.
O presidente da APAE, Sérgio de Souza Vieira, destacou que o evento é resultado de meses de trabalho e envolve não apenas a equipe da entidade, mas também colaboradores e voluntários. Além de arrecadar recursos para a instituição, a Noite do Filó representa uma oportunidade de aproximar a comunidade do trabalho desenvolvido com os alunos. Ele lembrou que a instituição também atua fora de Capinzal, com participação em competições como as Olimpíadas Estaduais e, ainda neste ano, as Olimpíadas Nacionais, que vão acontecer em Brasília (DF).
A tradição da virada da polenta foi incorporada ao Filó em 2010, quando a então presidente da APAE, Sayonara Boaretto, trouxe a ideia de Joinville. Ela explicou que a preparação exige horas de trabalho e força física, já que a polenta precisa ser mexida constantemente. Neste ano, uma inovação facilitou o processo: o vice-presidente da entidade, Ademir, desenvolveu fuês de inox adaptados a furadeiras para agilizar o preparo. A polenta é preparada com 120 litros de água e 40 quilos de farinha.
O cardápio incluiu pratos típicos como aipim, caldo de feijão, fortaia, galinha ao molho, queijo tradicional, queijo de porco, salame, saladas, sopa de agnoline, cuca, pão de trigo, torta de requeijão e torta italiana. As sobremesas também chamaram atenção: bolo de fubá, bolo de manteiga, sagu com creme e pé de moleque.
Nos próximos dias a diretoria da APAE deve anunciar o superávit do evento.