Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Zortéa, realizada na noite da última segunda-feira (04), foi apresentada uma indicação conjunta por parte dos vereadores Maicon Martinazzo, Elio Rodrigues, Mateus Pires, Edinho Moro, Francisco Piazza e Mateus Jung, solicitando ao Poder Executivo a realização de um estudo técnico visando à ampliação do reajuste salarial para outras categorias do funcionalismo público municipal.
O documento sugere que a Administração Municipal avalie a viabilidade de encaminhar projeto de lei que contemple a majoração salarial das classes de servidores que ainda não foram beneficiadas com os reajustes concedidos em 2025 a categorias como Diretores, Secretários e Profissionais de Apoio Pedagógico e Educacional.
A justificativa apresentada destaca que a valorização dos servidores públicos é essencial para garantir a qualidade e eficiência dos serviços prestados à população, conforme previsto na Constituição Federal (arts. 37 e 39) e na Lei Orgânica Municipal (art. 2º). Os parlamentares reconhecem os avanços já promovidos pelo Executivo em relação a algumas categorias, mas apontam que ainda existem servidores sem qualquer recomposição salarial, o que gera distorções e desmotivação no funcionalismo.
“Estender os reajustes às demais classes é uma medida de justiça e respeito ao princípio da isonomia, além de fortalecer o engajamento dos servidores com o serviço público”, defendem os autores da indicação.
A proposição foi assinada pelos vereadores Maicon Martinazzo, Edinho Moro (ambos do PL), Elio João Maria Rodrigues, Francisco Piazza e Mateus Pires (do PP), e conta com o apoio do vereador Mateus Jung (PT).