A Escola do Legislativo “Deputado Lício Mauro da Silveira” da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, realizou nesta quinta-feira (24), na Câmara de Vereadores de Campos Novos, a Conferência Regional dos Vereadores Mirins. O evento teve início às 8 da manhã e reuniu vereadores mirins de Campos Novos, Capinzal, Zortéa e Piratuba.
Durante a manhã aconteceram duas palestras abordando os temas: “Como prevenir a dependência tecnológica e “O artigo 5º da Constituição Federal”. À tarde, foram realizadas oficinas de discussão e reflexão com as seguintes temáticas: Como consolidar a Câmara Mirim x Câmara de Vereadores; O vereador mirim e a garantia de direitos para crianças e adolescentes; A Câmara Mirim e a criação de políticas públicas para debater e prevenir a dependência tecnológica; O vereador mirim e o incentivo para participação política.
Após as oficinas, houve apresentação dos grupos e a construção da carta da Conferência.
O presidente da Câmara Mirim de Capinzal, João Antônio Piovesan Matielo, ressaltou a relevância das palestras e discussões, acreditando que todos os presentes perceberam sua importância. Ele enfatizou que o aprendizado adquirido será valioso para o desempenho contínuo de seus mandatos. João também expressou gratidão à Câmara Municipal, ao presidente Jairo, ao coordenador Dr. Diogenes e às servidoras Carla e Josi pelo apoio ao evento.
O presidente da Câmara de Capinzal, Jairo Luiz Hofmann (PP), acompanhou os sete representantes do parlamento jovem. Já os representantes de Zortéa, sendo nove vereadores titulares e três suplentes, foram acompanhados pelo coordenador Mateus Jung.
Jairo falou que o evento proporcionou uma oportunidade para os jovens aprenderem mais sobre política e novas tendências. Diversos temas foram abordados, incluindo prevenção da dependência tecnológica, reflexões sobre a constituição e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A iniciativa também busca incentivar o engajamento dos jovens na política, visando a construção de uma sociedade mais justa.
A capacitação foi gratuita e está prevista no Projeto Vereador Mirim – A Escola vai à Câmara, que tem entre seus objetivos a educação cidadã, formação de lideranças e fortalecimento da democracia.