Aconteceu na noite desta terça-feira (09), no auditório da Sindicadezal, mais uma Sessão Ordinária da Câmara de Capinzal. Os Parlamentares apresentaram um total de sete indicações, as quais serão encaminhadas para o executivo.
Rafael Edgar Tonial (PP): Pede a Secretaria e Conselho de Assistência Social para explicar o motivo de a Rede Feminina de Combate ao Câncer não poder ser inscrita no Conselho de Assistência Social.
Justificativa: A Rede Feminina de nosso município é um grupo de mulheres voluntárias que buscam oferecer a prevenção e o suporte necessário às pessoas acometidas, especialmente as mulheres, com a coleta para exames preventivos, autorização de mamografias, ultrassonografias e demais exames relacionados ao tratamento do câncer.
Para receber o dinheiro das Emendas Impositivas que serão destinados a essas ações realizadas por elas, a Rede deve estar inscrita do Conselho de Assistência Social, mas fomos informados que ela não pode. Gostaríamos de saber o porquê esta entidade tão importante do munícipio não poder se inscrever para receber o dinheiro oriundo das Emendas.
Ari Ademir Machado (PODE): Solicita a Secretaria de Infraestrutura que providenciem uma lixeira grande no campo do São Roque.
Justificativa: Este é um pedido dos munícipes que utilizam o campo, onde em dia de eventos e jogos, após o lixo ser recolhido, não tem onde colocar e ter uma lixeira próxima vai facilitar o descarte, sem ter que levar para outros locais mais distantes.
- Solicita a Secretaria de Infraestrutura melhorias e patrolamento na Estrada Geral da Comunidade Residência
Justificativa: As estradas desta localidade estão em péssimas condições e com muitos buracos, com acumulo de água em dias de chuva e muita lama. Está necessitando de um patrolamento e cascalhamento para manter a estrada em condições adequadas aos moradores.
Nesta comunidade existem muitos aviários e chiqueiros, com passagem da produção por essa rua principal, merecendo uma atenção especial com manutenções rotineiras.
- Pede que realizem o dreno na parte de cima do campo da Comunidade Residência.
Justificativa: Conforme fotos apresentadas a este plenário, percebemos um acúmulo muito grande de água na parte de cima do campo. Há mais ou menos um ano foram levados os tubos para fazer a drenagem correta, e até o momento a obra não foi nem iniciada. Os tubos ficam expostos ao tempo e estão ficando danificados.
Este é um pedido dos moradores da comunidade, pois ali vão muitas famílias e crianças, e precisa estar em condições seguras.
Dalva Luiza Dalcortivo (MDB): Pede a Secretaria de Infraestrutura que juntamente com a AMMOC e a Celesc, realizem um estudo técnico para viabilizar um projeto da construção de uma escadaria (e se possível rua com pavimentação asfáltica/concreto), no trecho da Avenida José Leonardo Santos até a Rua Alcir Masson no Loteamento Lanhi.
Justificativa: Considerando que existe somente um acesso aos Loteamentos Lanhi e Nova Capinzal, feito pela Vila Sete de Julho, este projeto tem como objetivo a criação de uma escadaria ligando a parte central da cidade aos loteamentos citados, facilitando a logística dos moradores que já utilizam esse trajeto perigoso em meio ao mato e sem iluminação.
Se possível também poderia ser criar uma rua para os carros, buscando diminuir a passagem pela Vila Sete, melhorando a trafegabilidade.
Valmor de Vargas (PSDB): Solicita a Secretaria de Infraestrutura e setor da Defesa Civil que faça uma visita in loco para verificar as condições em que se encontra a residência do Sr. Jonei Ramos de Souza de Góis Padilha e Sra. Franciele de Lima Franco, uma casa bege localizada na Rua Alcir Silva, em frente a casa 160, no Loteamento Maximiliano Toaldo, a fim de tomar as providências cabíveis
Justificativa: Conforme fotos apresentadas a este plenário a casa encontra-se em estado preocupante, com as madeiras bem desgastadas, as janelas danificadas e muitas telhas quebradas, onde acaba ocorrendo infiltrações que danificam a parte interna. Esta visita é para verificar as condições estruturais e se possível tomar as providências necessárias em prol da segurança do local e da família.
- Pede a Secretaria de Infraestrutura instalação de bancos de concreto no parquinho e na academia do Loteamento Parizotto
Justificativa: Muitos moradores deste loteamento utilizam esses locais para passar um tempo com a família em momentos de lazer. Proporcionar um ambiente confortável para essas pessoas é um direito básico do cidadão e os bancos vão trazer mais conforto para as crianças, pais e idosos.
Jairo Luiz Hofmann (PP): Pede a Secretaria de Infraestrutura que realizem a pavimentação do trecho ao lado do Ginásio de Esportes do Loteamento Parizotto, que liga a Rua Santos Domenico Calza com a Rua Paulinho H Teixeira
Justificativa: Conforme fotos o trecho localizado bem ao lado do Ginásio de Esportes está em péssimas condições. Muitos moradores utilizam essa passagem que no momento esta com muitas pedras soltas e valetas, praticamente intransitável.
Este é um trecho curto e o único que não está pavimentado, sendo assim poderiam viabilizar a pavimentação, e por enquanto, realizar o patrolamento e cascalhamento para tornar o trecho transitável e mais seguro até não ter a pavimentação completa.
Fotos: Mathias