Foi realizada na tarde deste segunda-feira, dia 29, a 2ª sessão extraordinária do ano na Câmara de Vereadores de Capinzal. O destaque do encontro foi a convocação do secretário de infraestrutura e transportes, Paulo Rodrigo Ribeiro, para prestar esclarecimentos sobre a coleta de lixo e outros temas relacionados à pasta.
Durante a sessão, o presidente da casa, Jairo Luiz Hofmann e outros legisladores não pouparam críticas à gestão pública, destacando a falta de planejamento e organização na execução do serviço. O presidente ressaltou que a questão da coleta de lixo tem sido um problema recorrente desde o início do mandato, com inúmeras desculpas e promessas não cumpridas tanto pelo executivo quanto pela empresa contratada.
“Não é possível a gestão pública pagar por um serviço que não está sendo prestado para a nossa municipalidade. A notificação por si só não resolve o problema. Precisam ser tomadas medidas mais drásticas para resolver esse problema de uma vez por todas.”, destacou Jairo.
Segundo informações reveladas durante a sessão, foram realizadas quatro notificações à empresa responsável, apontando problemas com horários, falta de uniformes, e veículos com sinalização inadequada. No entanto, os vereadores argumentam que as notificações não foram suficientes para solucionar o caos na coleta de lixo, que afeta quase toda a cidade.
O secretário de infraestrutura, Paulinho Ribeiro, foi pressionado a apresentar soluções imediatas para a situação, mas admitiu que a resolução do problema não será fácil. Ele explicou que a empresa vencedora da licitação enfrentou dificuldades com veículos quebrados e outros contratempos, mas garantiu que estão sendo tomadas medidas para amenizar a situação.
Além da coleta de lixo, a sessão também abordou a retomada das obras das calçadas, estradas vicinais e recuperação de pontos críticos em diferentes bairros. O secretário afirmou que estão em andamento ações para melhorar essas áreas, prometendo um trabalho acelerado de recuperação das estradas e finalização das calçadas.
Diante da pressão dos vereadores e da insatisfação da população, Paulinho comprometeu-se a intensificar os esforços para resolver os problemas apontados, prometendo um retorno ao Legislativo nos próximos dias com soluções concretas.