Mesmo que a campanha de vacinação contra a gripe em Santa Catarina tenha finalizado, os municípios que tiverem vacinas disponíveis em estoque podem continuar aplicando as doses na população acima de seis meses.
A gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) no estado, Arieli Schiessl Fialho, explica que é de extrema importância que as pessoas mais suscetíveis se imunizem. “O objetivo da vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza”, ressalta a gerente.
Em Santa Catarina, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários está em 56,9%, sendo que a meta estabelecida pelo Ministério de Saúde é de vacinar ao menos 90% dessa população.
A Dive orienta ainda que é possível a aplicação simultânea das doses contra a gripe e a Covid-19 em toda a população acima de 12 anos, desde que a pessoa não possua sintomas gripais ou não tenha contraído Covid-19 nos últimos 30 dias.
Em caso de sintomas, é necessário aguardar que o organismo se recupere para a administração das vacinas.
Campanha contra o sarampo
Já a campanha de vacinação contra o sarampo foi finalizada no estado e foram imunizados 56,7% dos trabalhadores da saúde e 46,1% das crianças de seis meses a menores de 5 anos.
Segundo a Dive, a partir de agora, as doses contra o sarampo seguem disponíveis nos postos de saúde para aplicação de rotina, seguindo o Calendário Nacional de Vacinação.
Pessoas que não foram vacinadas ou não lembram se receberam a dose podem fazer a vacinação até os 59 anos de idade, sendo que aquelas com até 29 anos devem ter duas doses e de 30 a 59 anos apenas uma dose. (Oeste Mais)