Ocorreu nesta quarta-feira, dia 11, no município de Capinzal, o V encontro Regional das Redes Femininas de Combate ao Câncer de Santa Catarina, com o tema “Cuidando de Quem Cuida”.
O encontro faz parte da programação dos 25 anos da Rede Feminina de Capinzal e teve o objetivo de dedicar um dia sobre reflexão e prevenção de combate ao câncer e da importância de ter uma atenção especial com a saúde.
O evento foi realizado durante o dia no Centro Social São Francisco de Assis, com palestrantes de renome na área da saúde, além de atividades culturais.
A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Capinzal e Ouro Marcia Pereira, avaliou o evento como intenso destacando a troca de informações, partilhas e acolhimento que marcaram o encontro que contou com a presença de representantes de 22 municípios.
A programação contou com palestrantes que trouxeram informações valiosas para o trabalho voluntário à saúde, o que, segundo o presidente, foi extremamente benéfico. A parte cultural também teve um papel importante no encontro, trazendo história e identidade para o evento.
O V Encontro Regional fez parte das comemorações dos 25 anos da Rede Feminina de Capinzal. Após o lançamento da campanha do Outubro Rosa, este foi o segundo evento ligado à celebração. A programação continua com a campanha, reafirmando o compromisso da Rede Feminina com a saúde da mulher e a prevenção do câncer.
A secretária da Rede Estadual de Combate ao Câncer, Silvana Barro, ressaltou que o evento marcou o último de uma série de cinco encontros regionais promovidos ao longo do ano, visando capacitar os mais de 6 mil voluntários que atuam nas redes femininas espalhadas pelo estado.
Na próxima semana, a diretoria estadual da Rede Feminina, coordenadores e voluntários participarão de um dos maiores congressos sobre câncer do país, o “Todos Juntos Contra o Câncer”, que será realizado em São Paulo. Esse evento é mais uma oportunidade de capacitação, buscando trazer novas informações para aprimorar o trabalho das redes.
Atualmente, as 83 redes femininas do estado realizam cerca de 20 mil atendimentos mensais, totalizando entre 200 e 250 mil atendimentos anuais. O objetivo desses encontros é justamente capacitar as voluntárias para poderem oferecer atendimento de qualidade às mulheres que precisam de apoio.
O calendário de atividades da Rede Feminina será encerrado com o grande encontro estadual, que acontecerá em Florianópolis nos dias 25 e 26 de novembro. Esse evento reunirá todas as redes do estado, fechando o ano com uma celebração dos avanços e das ações realizadas ao longo de 2024.
Participaram do encontro os seguintes municípios:
Abelardo Luz, Caçador, Caibi, Capinzal, Campos Novos, Catanduvas, Chapecó, Concórdia, Cunha Porã, Curitibanos, Fraiburgo, Jaborá, Joaçaba, Maravilha, Pinhalzinho, Pomerode, Piratuba, Quilombo, São Carlos, São Miguel d’Oeste, Seara e Xaxim.
.