O prazo para declarar o Imposto de Renda 2024 termina hoje, e a Receita Federal alerta os contribuintes que ainda não entregaram a declaração para que façam o quanto antes. Até o final da tarde do dia 29, a Receita já havia recebido mais de 36,5 milhões de declarações em todo o país, o que representa cerca de 88% do total esperado.
Em Capinzal, a Receita Federal espera receber cerca de 6.335 declarações até o final do prazo. Até o momento, já foram entregues cerca de 5.757 declarações, o que corresponde a aproximadamente 90% do total esperado. Já em Ouro, a expectativa é de receber 1.660 declarações, com 1.451 declarações já entregues até o dia 29, representando 86% do total.
A Receita Federal alerta os contribuintes que ainda não entregaram a declaração para que façam o quanto antes, evitando problemas de instabilidade no sistema ou congestionamento nas últimas horas.
Este ano, a Receita Federal ampliou o número de contribuintes que podem optar pela declaração pré-preenchida. Estima-se que cerca de 75% dos contribuintes já podem utilizar essa opção, que facilita e agiliza o processo de declaração.
De acordo com Marcelo Holstak, Auditor-Fiscal da Receita Federal e Delegado-Adjunto da Delegacia da Receita Federal de Joaçaba, ao optar pela declaração pré-preenchida, o contribuinte busca automaticamente informações do banco de dados da Receita Federal, evita erros de preenchimento e divergências de valores e simplifica o processo de declaração. É importante ressaltar que, mesmo optando pela declaração pré-preenchida, o contribuinte deve conferir se os valores importados estão corretos e complementar as informações que não foram importadas automaticamente.
A Receita Federal estima que, a nível nacional, ainda faltam ser enviadas cerca de 5 milhões de declarações para atingir a meta de 41 milhões.