A Secretaria Municipal de Saúde de Capinzal, está promovendo uma série de ações para melhorar o atendimento e a infraestrutura dos serviços de saúde no município.
Conforme o secretário de saúde, Alveri da Rosa, entre as medidas já implantadas, destaca-se a abertura antecipada das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), às 6h30min. Além disso, foi realizada uma reestruturação completa na Farmácia Central, com a contagem de estoque, atualização de sistemas e reorganização do espaço físico. Essa ação visa garantir maior controle sobre os medicamentos e melhorar o atendimento aos pacientes.
Outro avanço foi a reestruturação do setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Diante da identificação de processos e encaminhamentos que não haviam sido lançados no sistema desde o ano passado, a secretaria iniciou mutirões noturnos com pagamento de horas extras aos servidores.
O trabalho tem como objetivo zerar o passivo de solicitações e reduzir as filas de exames e consultas. Hoje são aproximadamente 2.064 ultrassonografias, 937 oftalmologistas, 843 ressonâncias, 343 tomografias, 279 endoscopias, 248 colonoscopias e 151 ecocardiograma.
No interior do município, o cadastramento das famílias está sendo intensificado, enquanto na área urbana está em andamento um processo de recadastramento. Essa iniciativa busca atualizar as informações para melhorar a tomada de decisões e o planejamento de ações futuras.
A criação do programa “Renova Fácil” também promete beneficiar os moradores. Cada unidade de saúde terá um dia específico para renovação de receitas de medicamentos contínuos, mediante agendamento, evitando filas e otimizando o tempo dos usuários e profissionais.
Por fim, a secretaria está conduzindo reformas em unidades de saúde, como a do loteamento Parisotto e em comunidades do interior, como Lindenberg. As obras visam melhorar a estrutura física das UBSs e proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais, além de um atendimento mais humanizado à população.
O secretário Alveri da Rosa reforçou que outras iniciativas estão em planejamento e destacou a importância de contar com a colaboração e compreensão da comunidade durante o processo de implementação das mudanças.