Diante do avanço de casos confirmados de sarampo em países vizinhos, a Secretaria Municipal de Saúde de Zortéa emitiu um alerta à população e iniciou uma mobilização intensiva para localizar pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto.
A preocupação das autoridades de saúde é com a possibilidade de reintrodução do vírus no Brasil, especialmente em regiões com baixa cobertura vacinal.
Para evitar esse cenário, a Secretaria está realizando busca ativa de moradores que ainda não receberam as doses da vacina contra o sarampo, considerada a principal forma de prevenção contra a doença.
A orientação é que todos os moradores compareçam à sala de vacinas com a caderneta de vacinação em mãos, para que seja feita a verificação das doses. Caso alguma esteja em atraso, a equipe de saúde fará a aplicação no local.
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, que pode causar complicações graves, especialmente em crianças, gestantes e pessoas com imunidade comprometida. Apesar de ter sido eliminado no Brasil, o país ainda corre risco de surtos devido à queda na taxa de vacinação em algumas regiões.
Para mais informações, os pais devem procurar a Unidade Básica de Saúde de Zortéa ou entrar em contato com a sala de vacinas.
