O município de Zortéa, foi contemplado com 12 casas pelo programa Casa Catarina, uma iniciativa do governo de Santa Catarina. Bruna Infeld, Secretária de Assistência Social de Zortéa, detalhou os critérios e a documentação necessária para o cadastramento das famílias interessadas.
O programa criado pelo Governador Jorginho Mello, destinou um investimento total de R$ 1.368.000,00 para Zortéa, com cada unidade habitacional avaliada em aproximadamente R$ 119.000,00 e com uma metragem de 56 m². O objetivo é atender as famílias mais vulneráveis do município.
Bruna Infeld ressaltou os principais critérios para participação no programa:
Residência no município: Morar em Zortéa há, no mínimo, 10 anos.
Renda: Renda bruta familiar de, no máximo, dois salários mínimos.
Propriedade: Não possuir imóvel ou terreno em nome do candidato.
Grupos prioritários: Famílias com até três crianças, pessoas com deficiência (com laudo médico comprovado) e pessoas idosas.
Para o cadastramento, os interessados devem apresentar a seguinte documentação:
Documentos pessoais: Identidade, CPF, comprovante de estado civil ou certidão de nascimento atualizada.
Comprovantes: De endereço e de renda familiar.
Filhos: Atestado de frequência escolar das crianças, se houver.
CadÚnico: Comprovante do Cadastro Único (se tiver).
Deficiência: Comprovante de deficiência por meio de documentos médicos periciais, que caracterize impossibilidade ou diminuição na capacidade de trabalho do indivíduo.
Tempo de residência: Comprovante de que reside no município há mais de 10 anos ininterruptos.
Certidões negativas: De propriedade atualizada do cartório de registro de imóveis de Capinzal e Campos Novos, e de antecedentes criminais.
A avaliação e seleção das famílias serão realizadas por uma comissão composta por cinco profissionais efetivos do município. Eles serão responsáveis por analisar os critérios e selecionar as 12 famílias que serão contempladas com as casas.
As inscrições estão abertas e as famílias interessadas têm 60 dias a partir da data de abertura do edital, ou seja, até o início de agosto, para entregar a documentação na Prefeitura de Zortéa.
Para sanar dúvidas e auxiliar no processo, a Secretaria de Assistência Social está realizando atendimentos especiais nas tardes de terça e quinta-feira, além do horário de turno único. A lista completa de documentos necessários está disponível na prefeitura.
Em caso de dúvidas, a Secretaria de Assistência Social reforça que os munícipes podem se dirigir diretamente à prefeitura para obter informações e esclarecimentos.