A Secretaria de Agricultura de Zortéa tem concentrado seus esforços na produção de silagem, considerada prioridade diante das condições climáticas que aceleraram o ciclo do milho. Os trabalhos tiveram início no dia 6 de janeiro, acompanhando o ponto ideal para o corte, e continuam sendo o foco das atividades da pasta.
Conforme informou o secretário de agricultura do município, Leovani Polidoro, em entrevista a reportagem da Nativa FM, o atendimento aos produtores tem sido realizado por agendamento, seguindo um cronograma planejado conforme o período de plantio.
No entanto, algumas propriedades registraram um amadurecimento mais rápido das lavouras, devido à qualidade das sementes e às condições climáticas, o que exigiu uma aceleração no processo de corte da silagem. Esse fator demandou um esforço maior da equipe para atender às necessidades dos produtores.
Leovani também frisou que a estiagem impactou a produção agrícola do município, resultando em perdas significativas no milho, estimadas em aproximadamente 11%. A soja também apresenta sinais de prejuízo, mas os impactos só serão confirmados no período da colheita.
Com a finalização da etapa de silagem, a Secretaria de Agricultura já se organiza para as próximas ações, incluindo o preparo do solo para o plantio de pastagens de inverno, como aveia e azevém. Alguns produtores também deverão investir em pasto para cobertura do solo, contribuindo para a conservação e manutenção das áreas produtivas.