Relatório mais recente da Defesa Civil divulgado na noite desta quinta-feira, 12, aponta que subiu para 142 o número de municípios com ocorrências relacionadas às chuvas no estado. Destes, 112 emitiram o decreto de situação de emergência. São contabilizados, desde o último dia 4 de outubro, registros de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos em diversas regiões.
Equipes municipais com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado além de contar com o apoio de estruturas federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal continuam prestando atendimento aos afetados. Até agora, o Governo do Estado já realizou a entrega de 62.488 itens de assistência humanitária para 22 municípios que solicitaram a ajuda.
Aviso Meteorológico
As condições geológicas para deslizamentos estão em níveis de alerta para as regiões de Planaltos e todo o Vale do Itajaí, devido ao acumulado de chuvas registradas no estado nos últimos dias. Todas as regiões do estado já apresentam solo encharcado e ocorrências pontuais de movimentação de massa. Dessa forma, recomenda-se atentar-se aos sinais como, rachaduras em paredes e encostas, inclinação de postes, árvores e muros e água vertendo do solo.
Corpo de Bombeiros Militar envia novas equipes ao Litoral de SC
Na tarde desta quinta-feira, 12, novas equipes especializadas do CBMSC, as Forças-Tarefa (FT), foram acionadas para suporte em regiões atingidas pela chuva.
Uma equipe da FT 04 foi para a região de Itajaí; uma equipe da FT 08 está deslocando para a região de Blumenau; uma equipe da FT 13 está pronta para atendimento nas regiões de São João Batista e Tijucas.
A equipe da FT 07 já atua em Itajaí e a FT 03 em prontidão, em Blumenau.
Estrutura no Alto Vale:
Posto de Comando; Batalhão de Ajuda Humanitária; 2 helicópteros; FTs: 01; 02; 03; 04; 05; 06; 08; 10; 11; 12; 13; 14; 15. Caminhões da FT 03, 05 e 15.
Estrutura no Planalto Norte:
FT 09, FT 01.
Atendimentos
Ocorrências relacionadas com as chuvas registradas entre os dias 11 e 12 de outubro:
335 atendimentos;
123 viaturas;
65 municípios;
380 bombeiros empenhados
No Alto Vale do Itajaí foram 191 ocorrências registradas.
Acumulado de ocorrências e recursos desde o dia 03/10:
1.339 atendimentos;
297 viaturas;
1134 municípios;
1.151 bombeiros empenhados.
Operação das barragens
Dia 12/10/2023 Leitura: 17hrs
Fonte: Régua ANA – Níveis CIDADES
Barragem Sul (Ituporanga/SC )
Montante: 33,51 m IBGE: 403,51 m
Jusante: 5,50 m
Lâmina vertedouro 2,51 m
Comportas abertas: 0
Comportas fechadas: 5
Canal extravasor: Fechado.
Lâmina d’água C.E.: 0,0 cm
Tempo: Nublado.
Pluviometria: 0,0 mm
Reservatório: 126,31%
Barragem Oeste (Taió/SC)
Montante: 24,82 m IBGE: 363,82 m
Jusante: m
Lâmina vertedouro. 1,62 m
Comportas Abertas: 0
Comportas fechadas: 7
Canal extravasor: Fechado.
Lâmina d’água C.E.: 0,0cm
Tempo: Bom.
Pluviometria: 0,0 mm
Reservatório: 114,38 %
Barragem Norte (José Boiteux/SC)
Montante: 41,50 m
IBGE: 297,50 m
Comportas abertas: 0
Comportas fechadas: 2
Tempo: Nublado.
Pluviometria: 0,0 mm
Reservatório: 80,0 %
Nível dos rios: CIDADES
Referente às 16hrs.
Taió:(16hrs) 10,36 m
Taió: (Sdc local 17hrs) 10,58 m
Ituporanga: (sdc local 17hrs) 3,56 m
Rio do Sul (15hrs) 10,98 m
Rio do Sul: (Sdc local 17hrs) 11,34 m
Blumenau: 10,07 m (16hrs)
Situação de emergência
De acordo com o relatório da Defesa Civil estadual, 112 municípios permanecem em situação de emergência.
Grande Florianópolis: Santo Amaro da Imperatriz, Anitápolis, Rancho Queimado, Governador Celso Ramos, Angelina, São João Batista, Alfredo Wagner, Nova Trento, Tijucas e Leoberto Leal.
Norte Catarinense: Balneário Barra do Sul, Canoinhas, Três Barras, Corupá, Itaiópolis, Mafra, Bela Vista do Toldo, Monte Castelo, Papanduva, Irineópolis, Massaranduba, Major Vieira, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul.
Oeste Catarinense: Ibiam, Jaborá, Erval Velho, Tangará, Araquari, Campo Alegre, Itapoá, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Pinheiro Preto, Irani, Águas de Chapecó, Herval d’Oeste, São Carlos, Ouro, Treze Tílias, Capinzal e Concórdia.
Serrana: Brunópolis, Frei Rogério, Monte Carlo, Curitibanos, Vargem, Lebon Régis, São Cristóvão do Sul, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Palmeira, Otacílio Costa, Painel, Urupema, Abdon Batista, Ponte Alta do Norte, Campos Novos, São José do Cerrito, Ponte Alta, Rio Rufino e Correia Pinto.
Sul Catarinense: Garopaba, Urussanga, Treviso, Orleans, Lauro Muller, Forquilhinha, Tubarão, Pedras Grandes, Gravatal, Capivari de Baixo, Grão-Para, São Ludgero, Araranguá, Meleiro e Balneário Gaivota.
Vale do Itajaí: Laurentino, Rio do Oeste, Mirim Doce, Presidente Getúlio, Aurora, Agronômica, Rio do Sul, Trombudo Central, Blumenau, Indaial, Ilhota, Agrolândia, Taió, Gaspar, Botuverá, Ituporanga, Lontras, Dona Emma, Salete, Vitor Meireles, Chapadão do Lageado, Pouso Redondo, Ibirama, Witmarsun, Rio do Campo, Vidal Ramos, Santa Terezinha, José Boiteux, Ascurra, Presidente Nereu, Rodeio, Benedito Novo, Atalanta, Timbó e Braço do Trombudo.
Situação das rodovias catarinenses
Previsão do tempo
Na sexta-feira (13), ainda há condições para chuva fraca entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e norte do estado devido ao fluxo de umidade do oceano em direção à costa provocado por uma área de alta pressão. Já no Grande Oeste, o mesmo sistema mantém o tempo nublado. Apesar de as chuvas cessarem, o risco continua alto a muito alto para ocorrências como deslizamentos e inundações graduais. As temperaturas no amanhecer ficam relativamente baixas em comparação aos dias anteriores, com mínimas abaixo de 5°C na serra e entre 9°C e 12°C no Grande Oeste e Planalto Norte.
SÁBADO (14)
No sábado (14), o tempo firme com variação de nuvens predomina em Santa Catarina, mas há possibilidade de chuviscos no norte catarinense. Devido aos altos acumulados registrados nos dias anteriores, o risco continua alto a muito alto para ocorrências como deslizamentos e inundações graduais. Os ventos sopram de quadrante leste, com intensidade fraca. As temperaturas mínimas ficam abaixo dos 5°C na serra, variam entre 9°C e 12°C no Grande Oeste, Planalto Norte e Litoral Sul e variam entre 14°C e 17°C nas demais regiões. Durante a tarde, as máximas variam entre 22°C e 25°C no oeste e entre 17°C e 20°C no litoral.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
No domingo (15), uma área de baixa pressão favorece o retorno das chuvas pelo estado, mas com intensidade fraca. Na segunda-feira (16), o fluxo de calor e umidade da região norte volta a ficar direcionado para SC, provocando temporais e chuvas intensas principalmente do Extremo Oeste aos planaltos.
Fonte: Secom SC