Santa Catarina superou nesta semana a marca trágica de 150 mortes pela dengue em 2024, maior marca já registrada pelo estado em um único ano.
Boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), com dados até a segunda-feira (6), aponta 151 óbitos confirmados e outros 50 em investigação.
Sobre a incidência da doença causada pelo Aedes aegypti, são 245.073 casos prováveis espalhados por 278 dos 295 municípios de Santa Catarina.
Apesar dos números recordes de óbitos e casos, o estado está em tendência de queda da incidência da dengue. É o que aponta o relatório de situação epidemiológica da doença também publicado nesta semana pelo Ministério da Saúde.
Santa Catarina está no grupo de 22 estados onde a doença está em queda, mesma situação da semana anterior. O estado decretou emergência pela dengue em 22 de fevereiro.
Em relação aos óbitos, as cidades de Itajaí e Joinville concentram o maior número de registros. As 50 mortes em investigação estão espalhadas por 14 municípios.
Além do combate aos focos de água parada, que são propícios para o criadouro dos mosquitos, a vacinação é uma das medidas mais eficazes contra os sintomas graves da doença.