Na noite de sexta-feira, 24 de outubro, Capinzal celebrou os 115 anos da Ferrovia São Paulo–Rio Grande, comemorados no último dia 21, com uma roda de conversa especial, voltada à valorização da história e da memória ferroviária. O encontro destacou o papel da ferrovia na formação social e econômica de Capinzal e de todo o Baixo Vale do Rio do Peixe, reforçando sua importância como elo de integração entre os estados do Rio Grande do Sul e São Paulo, responsável por impulsionar o transporte de mercadorias e o crescimento regional.
O evento contou com a presença de convidados especiais, entre eles a historiadora e professora Cristiane Oliveira de Jesus Barrosi, Carlos Alberto dos Santos (Caleco), Dirceu Carneiro, Teresinha Carneiro e Renan Hermes, que compartilharam relatos, registros e curiosidades sobre a ferrovia e sua influência no cotidiano da população capinzalense.
De acordo com a diretora de Cultura, Vânia Schwaizer, a iniciativa teve como principal objetivo manter viva a memória de um período marcante para o município. “A Estação Ferroviária de Capinzal, cenário de tantas histórias, segue como um símbolo do desenvolvimento e da identidade local, lembrando a todos o legado deixado pela ferrovia na construção da comunidade”. Comentou a diretora.
“Trouxemos o contexto histórico da ferrovia, desde o seu projeto até a sua execução, os trilhos que partiram de Itararé, em São Paulo, cruzaram o Paraná e Santa Catarina, até chegar a Santa Maria, no Rio Grande do Sul. É todo um contexto histórico que nos traz memórias e vivências de um tempo que, infelizmente, não volta mais, mas que podemos e devemos resgatar.” Relatou a historiadora e professora Cristiane Oliveira de Jesus Barrosi.
O ex-prefeito de Capinzal, Carlos Alberto dos Santos (Caleco), relembrou um dos muitos momentos em que a ferrovia contribuiu para o desenvolvimento do município de Capinzal, ainda na década de 1970. “Na ocasião a estrada de ferro possibilitou o transporte de centenas de toneladas de calcário, adquiridas pelo Governo do Estado na época, com o objetivo de tornar as terras locais produtivas, já que até então eram consideradas pouco férteis”. Lembrou Carlos Alberto dos Santos.
Um dos convidados, o ex-senador da República e ex-deputado federal Dirceu Carneiro, destacou a importância do evento realizado pela Prefeitura Municipal de Capinzal. “Foi uma oportunidade para refletir sobre o tropeirismo e o papel da ferrovia na formação econômica e cultural de Capinzal”. Ele destacou ainda a importância de desenvolver um projeto turístico que valorize e preserve essas histórias, fortalecendo a identidade local e o turismo regional.






























