Foi realizado na última sexta-feira, dia 5, a primeira reunião do Turismo In Loco no município de Zortéa. O encontro teve o apoio da EPAGRI e a participação de algumas pessoas interessadas em explorar a atividade no município.
Na oportunidade foi visitado o empreendimento Encantos do Lago, de propriedade de Samuel Lucas da Rosa, localizado na comunidade Volta Grande, em frente a balsa que faz travessia Zortéa-SC / Machadinho-RS.
De acordo com a diretora de cultura de Zortéa, Tailaine Petri, foi uma oportunidade rica para troca de ideias com revisão da memória das ações realizadas e as planejadas na área de turismo local a partir de levantamento da pasta, nos arquivos da Prefeitura, Epagri e Consórcio Machadinho.
Muitas ideias foram debatidas, cada uma com o objetivo de ampliar horizontes e explorar novas fronteiras. Os participantes debateram as tendências emergentes do turismo, desde a crescente demanda por experiências autênticas até a importância da sustentabilidade e da responsabilidade social corporativa. Estratégias inovadoras para promover destinos menos conhecidos foram exploradas, reconhecendo o potencial único que cada localidade oferece.
Além disso, a tecnologia foi reconhecida como uma ferramenta essencial para melhorar a experiência do turista, desde a fase de pesquisa e planejamento até a própria viagem e além. Ao final da reunião, ficou claro que o setor de turismo tem o potencial de ser um motor poderoso para o crescimento econômico, e a criação de empregos. Com uma visão compartilhada e um compromisso renovado com a inovação e a colaboração, os participantes saíram da reunião energizados e prontos para transformar essas ideias em ação, criando um futuro mais vibrante e conectado para a indústria do turismo global.
A próxima visita já está agendada para o dia 9 de maio, e a expectativa é que o trabalho conjunto entre a comunidade, os empreendedores e as autoridades municipais continue a gerar resultados positivos para o setor.