O Projeto de Lei nº 9, de 2024, de origem do Poder Executivo, que dispõe sobre repasse de R$ 150 mil reais à Associação de Proteção Animal e Ambiental de Capinzal e Ouro (FAUNAMIGA), foi aprovado pelos vereadores, na noite desta segunda-feira, dia 03.
A presidente da ONG Faunamiga, Bruna Moresco, explica que o valor será utilizado para diversas ações, com foco na alimentação dos animais abrigados, atendimentos veterinários e castrações.
Ela pontua ainda que, apesar do valor parecer expressivo, ele ainda é pequeno diante da quantidade de animais que a ONG auxilia e dos desafios enfrentados no município.
Esse valor aparentemente parece ser um valor bem expressivo, mas com a quantidade de animais que nós auxiliamos, é pequeno, diante de tantos problemas que as pessoas enfrentam dentro do nosso município. Dentro desse valor, a gente vai direcionar uns 80% para alimentação dos animais que são abrigados por voluntários dentro desses 15 anos, e uns 20% serão divididos entre atendimentos e castrações, frisou Bruna.
Bruna ressalta que um dos anseios da Ong seria a implantação de uma política de conscientização em conjunto com o município, a saúde, com os agentes comunitários de saúde, para identificar os problemas com os animais.
Com a chegada do período mais frio, a orientação é para que as pessoas mantenham os animais aquecidos, auxiliando principalmente os animais de rua, com mantas velhas, deixando os animais protegidos.