Ocorreu ontem à noite no auditório da UNOESC a formatura de 30 alunos do projeto Geração Empreendedora, uma iniciativa promovida pelo Núcleo de Jovens Empreendedores e pelo Núcleo das Mulheres Empresárias da ACIRP de Capinzal.
Criado pela FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina), o programa é aplicado em parceria com o Núcleo de Jovens Empreendedores e o Núcleo de Mulher Empresária O programa atingiu em 2024 sua 10ª edição visando preparar os jovens do segundo ano do ensino médio para o mercado de trabalho.
A coordenadora do Núcleo de Mulher Empresária, Ana Maria de Barba, destacou o apoio das empresas de Capinzal e Ouro, essenciais para a realização do projeto. O envolvimento da comunidade e o patrocínio empresarial garantem que o Geração Empreendedora continue a crescer e evoluir, e as expectativas para a próxima edição, em 2025, são de ainda mais sucesso e participação.
O projeto foi realizado ao longo de cinco encontros, nos quais os jovens participam de aulas focadas em temas essenciais, como empreendedorismo, finanças, marketing e oratória. Além disso, o programa busca orientar os estudantes para que, ao chegarem ao terceiro ano do ensino médio, possam escolher suas carreiras com mais clareza, baseando-se nas informações e experiências adquiridas.
Quatro multiplicadores, dois de cada núcleo, foram especialmente treinados para aplicar o projeto nas escolas de Capinzal e Ouro. Esses multiplicadores são responsáveis por guiar os alunos nas atividades e garantir que os conteúdos sejam transmitidos de maneira eficiente.
O ingresso dos jovens no Geração Empreendedora foi totalmente gratuito. Para isso, as equipes do Núcleo de Mulher Empresária e do Núcleo de Jovens Empreendedores realizaram visitas às escolas para convidar os estudantes a participarem. A matrícula foi realizada diretamente nas instituições de ensino. O projeto conta com o apoio de diversas empresas locais que, junto aos dois núcleos, oferecem o suporte financeiro necessário para cobrir os custos das atividades, sem nenhum ônus para os alunos.
O coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores, João Paulo de Córdova, destacou a importância do projeto e o envolvimento dos participantes. Durante o programa, os jovens foram desafiados a criar empresas em grupo, e um dos grupos de Capinzal se destacou ao avançar para a banca de avaliação em nível estadual, competindo com outras 14 cidades de Santa Catarina. Esse êxito demonstra o espírito empreendedor cultivado ao longo dos encontros.
A cerimônia de formatura, além da entrega dos certificados, contou com a entrega de lembranças e mensagens de incentivo para que os jovens continuem desenvolvendo o espírito empreendedor em suas futuras jornadas. O projeto reafirma o compromisso da comunidade em fomentar o empreendedorismo e preparar as novas gerações para os desafios do mercado.