O Ministério da Saúde anunciou a antecipação da campanha de vacinação contra a gripe em todo o Brasil. Tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, a campanha iniciou no dia 25 de março deste ano, devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país.
Nos municípios de Ouro e Zortéa, a campanha iniciou ainda mais cedo, no dia 21 de março. Em Zortéa, na primeira remessa, foram disponibilizadas 300 doses da vacina, das quais 176 já foram aplicadas.
A técnica em enfermagem, Janaina Faller, relatou que, na semana anterior, o foco foi vacinar pessoas acamadas e domiciliadas da área central e solicitou àqueles que, por algum motivo, ficaram de fora, que entrem em contato para receber a vacina em casa.
“Essa dinâmica é importante para facilitar o acesso à vacinação para todos que têm direito, incluindo os acamados e domiciliados”, disse Janaina.
No momento, estão sendo vacinadas apenas as pessoas que pertencem a grupos prioritários, crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, doentes crônicos, gestantes, idosos acima de 60 anos, professores, profissionais da segurança, puérperas e trabalhadores da saúde.
É necessário sempre carregar consigo a carteirinha de vacina e o cartão do SUS, para que os dados possam ser incluídos no sistema e enviados para o Ministério da Saúde.
Em Ouro, foram recebidas 400 doses na primeira remessa. No entanto, apenas 160 pessoas foram imunizadas até o momento, conforme relato de Joelma Ganzala, coordenadora da campanha de vacinação do Parque e Jardim Ouro, que considera esse número bastante baixo.
“A vacina da gripe está sendo aplicada em ambas as unidades, tanto no Centro quanto aqui no Parque e Jardim Ouro. É importante tomar a vacina quanto antes para ficar protegido e evitar várias doenças respiratórias”, ressaltou Joelma.
No dia 13 de abril, sábado, acontece o dia D de vacinação. Durante o dia todo o Posto de Saúde do Município de Ouro estará aberto para aqueles que não conseguem vir durante a semana.