O governo de Santa Catarina lançou, no dia 19 de abril, em Concórdia, o Programa Leite Bom SC, uma nova iniciativa estadual de incentivo à produção de leite, que agora entra em fase de execução com regras e normas definidas. A iniciativa é composta por dois programas principais: o PRONAMPE LEITE SC e o Financia Leite SC.
De acordo com o extensionista da EPAGRI de Capinzal, Vilmar Reck, O Pronampe Leite SC, oferece um subsídio significativo nas taxas de juros para financiamentos. Atualmente, os juros para financiamentos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) são de 6%.
Nesse caso, o governo estadual arcará com 5% desse valor, deixando apenas 1% para o produtor. Este programa é destinado exclusivamente a investimentos na produção leiteira e não pode ser usado para custeio.
Já o, Financia Leite SC, é financiado com recursos próprios da Secretaria da Agricultura do estado. Ele oferece um subsídio de 30% para investimentos em itens específicos necessários para a produção leiteira. Este programa também é destinado apenas a investimentos e está disponível para agricultores enquadrados no Programa Nacional de Agricultura Familiar (PRONAF).
Dada a limitação de cotas por município, os produtores de leite devem se inscrever pessoalmente na EPAGRI de Capinzal ou de Ouro. As inscrições por telefone ou WhatsApp não serão aceitas.
No entanto, os produtores da Barra do Leão podem obter informações por telefone e, se desejarem se inscrever, podem enviar seus dados para serem repassados ao técnico de Campos Novos.
As inscrições serão realizadas entre os dias 17 e 26 de junho.