Ocorre em Capinzal nos dias 20 e 21 de março o primeiro encontro de familiares e pessoas com Síndrome de Down, intitulado “Nosso olhar para a diferença das cores: quem somos, onde estamos, o que queremos e o que podemos”. O evento, organizado pela Escola Mater Dolorosa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, tem como objetivo promover a troca de experiências e o debate sobre a inclusão e os direitos das pessoas com T21 (nova nomenclatura para Síndrome de Down).
A iniciativa surgiu a partir das práticas integrativas realizadas no Mater Dolorum, que conta com dois alunos com Síndrome de Down, Igor e Pietra. A partir daí, a escola buscou parcerias com a Secretaria de Educação, a Escola do Legislativo de Capinzal e as prefeituras de Ouro e Zortéa.
O encontro contará com palestras, atividades interativas e momentos de confraternização. A abertura será na quinta-feira (20), às 19h, no Centro Educacional Celso Farina, com a palestra “Desenvolvimento e estímulo motor para as pessoas com Síndrome de Down”, ministrada pelo professor doutor Eduardo Cartier. Na sexta-feira (21), as atividades ocorrerão no Restaurante do Cabeção e área de lazer, das 9h às 16h, com almoço por adesão.
As inscrições podem ser feitas até está terça-feira (18) com a professora Dirlei Weber da Rosa, a professora Karina, Tatiane Barato no Estúdio Foto Real ou a professora Vivanda Bortoli na Secretaria de Educação. Os organizadores também criaram uma vaquinha virtual e estão vendendo camisetas para arrecadar fundos para o evento, que não possui recursos suficientes. Os valores arrecadados serão utilizados para custear camisetas, lanches e almoços de algumas pessoas com Síndrome de Down.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com os organizadores.