A Polícia Civil de Santa Catarina incinerou, na tarde de ontem (17), cerca de 9,4 toneladas de maconha apreendidas durante uma grande operação conjunta realizada na noite de sexta-feira (13), em Joaçaba. A destruição da droga ocorreu com o apoio da Indústria Pioneira Ecometais, localizada em Água Doce, após autorização judicial.
A apreensão aconteceu após uma ação integrada entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar (PMSC), deflagrada com base em informações do setor de análise de risco da PRF. O órgão identificou um comboio suspeito formado por dois caminhões de grande porte e um carro de passeio que funcionava como “batedor”, informando sobre a movimentação policial.
A abordagem teve início na BR-282, em frente à Unidade Operacional da PRF em Joaçaba. Durante a interceptação de um dos caminhões, o motorista, de 33 anos, morador de Faxinal dos Guedes, e o passageiro, de 44 anos, natural de Palmas (PR), abandonaram o veículo e fugiram para uma área de mata nas proximidades. Ambos ainda não foram localizados.
Durante as diligências, com apoio da Polícia Militar, o segundo caminhão foi localizado abandonado no pátio de um posto de combustíveis em Campos Novos. Em seguida, o carro de passeio foi interceptado ao tentar resgatar um dos suspeitos. No veículo estavam três homens: um de 31 anos, residente em Faxinal dos Guedes; outro de 25 anos, de Xanxerê; e um terceiro, também de 25 anos, morador de Ponte Serrada. Um deles era o motorista do caminhão abandonado.
Os três foram presos em flagrante e encaminhados à Central de Plantão Policial de Joaçaba, onde foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Segundo a investigação, o grupo saiu de Foz do Iguaçu (PR) com destino ao meio-oeste catarinense.