Na manhã desta quinta-feira (17), foi realizado no auditório do CISAM Meio Oeste, a Oficina de sensibilização sobre Projeto do Plano de Segurança da Água a ser elaborado e implantado em sete municípios que integram o Consórcio CISAM Meio Oeste: Abdon Batista, Alto Bela Vista, Brunópolis, Campos Novos, Capinzal, ouro e Videira.
O Decreto Estadual nº 1846/2018 torna obrigatória a elaboração e implantação dos Planos de Segurança da água em todos os municípios catarinenses.
Numa ação pioneira no Brasil, a Superintendência da FUNASA de Santa Catarina, disponibilizou recursos financeiros na ordem de R$ 1.774.795,18 para elaboração dos Planos de Segurança da Água para 18 municípios do Estado. Dentre eles, sete são os citados da região Meio Oeste.
O Plano de Segurança da Água é necessário para assegurar a quantidade, qualidade e continuidade do abastecimento de água, para a população atual e futura de cada município; identifica e prioriza os perigos e riscos de um sistema de abastecimento de água, visando estabelecer medidas de controle e verificação da eficiência da gestão preventiva.
A Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, através de sua equipe especializada, foi contratada pela FUNASA para elaborar o PSA para os municípios selecionados.
Fonte: Assessoria de Imprenssa