Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, dia 5 de junho, o docente Lirio Schaeffer recebeu o título de professor emérito da UFRGS. Na ocasião, a Sala dos Conselhos recebeu homenagens de colegas da academia e da indústria, além de familiares e amigos. O vice-reitor Pedro Costa presidiu a solenidade ao lado do diretor da Escola de Engenharia (EE) Afonso Reguly e do orador e colega de EE, Luís Frederico Dick.
A homenagem, proposta pela Escola de Engenharia e aprovada pelo Conselho Universitário, ressalta a trajetória de Schaeffer na Universidade desde o ingresso na graduação em Engenharia Mecânica, em 1967. Entre muitos marcos, o pesquisador foi o primeiro concluinte do Mestrado em Engenharia Metalúrgica da UFRGS, em 1974, e coordenador do projeto de criação do Centro de Tecnologia no Campus do Vale na década de 1980. Lirio Schaeffer também é reconhecido pela cooperação entre a UFRGS e a indústria nas áreas siderúrgica e metalmecânica.
Referência nas áreas de metalurgia e conformação mecânica, Schaeffer foi criador do Laboratório de Transformação Mecânica (LdTM) e atuou por décadas como orientador no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (PPG3M), onde orientou centenas mestres e doutores. Coordenou projetos de extensão com foco na transferência de tecnologia e inovação aplicada e na formação de quadros para a indústria com cursos voltados à qualificação de técnicos e engenheiros no chão de fábrica.
Homenagens
Na cerimônia, o vice-reitor Pedro Costa conduziu os atos formais de entrega do título e discursou reforçando a importância do reconhecimento a nomes, como o de Lirio, que dedicaram a vida à disseminação do conhecimento: “Este momento não é protocolar, mas é simbólico de como uma instituição se perpetua: por meio das pessoas”. O vice-reitor também destacou a cooperação do homenageado com o setor produtivo: “Sua trajetória mostra que a Universidade tem a capacidade de responder ao compromisso de transformação da sociedade”, enfatizou.
O professor Luís Frederico Dick fez o discurso oficial em homenagem ao colega. Ele destacou a trajetória acadêmica do homenageado como: “de excelência, dedicação e impacto”, nas áreas de conformação mecânica, forjamento, estampagem, metalurgia do pó, biomateriais e materiais para energias alternativas. Luís Dick sintetizou em: “Ele partiu da pequena Piratuba, cruzou a fronteira em Marcelino Ramos, tomou o atalho acadêmico por Aachen e chegou a Porto Alegre. E aqui, como educador, pesquisador e cidadão, muito fez e muito construiu”. E concluiu parafraseando Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena, ou melhor, quando é forjada com grandeza”.
Uma trajetória de quase 60 anos com a UFRGS
O mais novo professor emérito da UFRGS falou aos convidados sobre a emoção da homenagem e de como ficou feliz com os depoimentos que fazem parte do processo de indicação para a honraria da UFRGS: “Não sabia que conheciam tanto sobre mim”, revelou. Ele ainda brincou sobre a situação de que ocupou o cargo de reitor por 20 dias num período de férias acadêmicas, sendo ele o decano do Conselho Universitário à época.
Schaeffer reforçou que a parceria com a indústria sempre fez parte da sua carreira acadêmica: “Porque tinha que ser assim. Como professor, via que a universidade pode contribuir com a indústria, na otimização de processos tendo em vista um Brasil competitivo”. Segundo ele, “experiência industrial” e “experiência acadêmica” devem caminhar juntas.
Linha do tempo — Professor Lirio Schaeffer
- 1946 – Nasce em Piratuba (SC);
- 1966 –Conclui o ensino médio no Colégio Sinodal, em São Leopoldo (RS);
- 1967 –Ingressa no curso de Engenharia Mecânica da UFRGS;
- 1971 –Forma-se engenheiro mecânico;
- 1974 – Primeiro concluinte do recém-criado Mestrado em Engenharia Metalúrgica na UFRGS
- 1974 –Inicia atividades na UFRGS como pesquisador em projeto do Ministério da Indústria e Comércio;
- 1976 –Torna-se professor do Departamento de Metalurgia da UFRGS;
- 1979–1982 –Realiza doutorado em Conformação Mecânica na RWTH Aachen University, na Alemanha;
- 1982 –Assume a coordenação do recém-criado Laboratório de Transformação Mecânica (LdTM);
- 1983–1985 –Coordena o PPG3M;
- 1985 –Lidera projeto que viabiliza a construção do Centro de Tecnologia no Campus do Vale;
- 1989–1991, 2001–2003, 2013–2015 –Ocupa a direção do Centro de Tecnologia;
- 1998 –Recebe o prêmio Pesquisador Gaúcho/Fapergs
- 2021 – Aposenta-se do Serviço Público Federal;
- 2021–presente –Professor convidado do PPG3M;
- 2024 –Tem seu nome aprovado para o título de Professor Emérito da UFRGS;
- 2025 –Recebe o título em cerimônia oficial.