Aconteceu na noite desta terça-feira (24), no auditório da Sindicadezal, mais uma Sessão Ordinária da Câmara de Capinzal. Os Parlamentares apresentaram um total de seis indicações, duas moções de apelo, uma moção de aplauso e um requerimento. Confira:
Requerimento
Os parlamentares aprovaram por unanimidade um requerimento solicitando a operação tapa-buraco na SC 467 e limpeza das laterais do contorno viário.
Justificativa: A necessidade urgente de reparos na SC 467 devido à presença de buracos e crateras ao longo da via, os quais já causaram acidentes e perfurações de pneus. Além disso, é imprescindível realizar a limpeza das laterais do contorno viário, evitando que a vegetação tome conta da pista. Essas ações devem ser realizadas de forma mais regular, a fim de garantir a segurança adequada da via e manter as manutenções necessárias em dia.
Moções
Durante a seção foram apresentadas três moções. O vereador Enio José Paggi (PP) apresentou uma moção de aplausos aos atletas capinzalenses pelo título da 1ª Etapa do Circuito Catarinense de Menores de Bocha”, em Caçador. O vereador Tiago de Oliveira Luz (PDT) apresentou uma Moção de Apelo ao Poder Executivo, do Requerimento Verbal nº 0001/2023 em que solicita a liberação do acesso à Rua Valcir Amélio Moretto.
Os parlamentares apresentaram em conjunto uma moção de apelo solicitando ao Sr. Arthur Zagonel, Superintendente do DEINFRA, ao Sr. Jerry Comper, Secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade e ao Sr. Jorginho Mello, Governador do Estado de Santa Catarina, para que retornem as obras na SC 150.
Justificativa: As obras iniciadas no ano passado estão paralisadas a alguns meses, ocasionando a dificuldade de transitar pela referida estrada, chegando já próximos do fim do primeiro semestre de 2023 com ausência de sinais de movimentos atuais que nos proporcionem o vislumbre de um avanço na conclusão deste trecho.
Ocorre, portanto, que na iminência de um projeto aprovado, com uma obra já em andamento, a sensação de paralisia total está sendo percebida por toda a comunidade do meio-oeste de Santa Catarina, já que, por lógica, a licitação de uma obra deste vulto envolve a prévia e regular existência de dotações orçamentárias até sua final conclusão.
Desta forma, ainda que tenham ocorrido troca de governo, reanálise de contratos e eventuais aditivos no processo licitatório, entre outros problemas, temos a certeza de que uma obra desta envergadura econômica, que afeta diretamente o desenvolvimento da nossa região meio-oeste de Santa Catarina, pode ser melhor tratada pelo Poder Público, com o respeito que o múnus público e a comunidade merecem.
Indicações
Ari Ademir Machado (PODE): Solicita a Secretaria de Infraestrutura e Diretoria de Trânsito a instalação de uma lombada ou redutor de velocidade na Rua Wanda Meyer.
Justificativa: Essa indicação é um pedido dos moradores da rua pois estão preocupados com o excesso de velocidade que os carros e principalmente motos passam por ali. Por ser uma rua longa em linha reta, os veículos acabam atingindo velocidades muito elevadas, podendo ocorrer acidentes e atropelamentos. Esta é uma medida que irá tornar a rua mais segura aos moradores e crianças.
- Pede a Secretaria de Infraestrutura que realizem a substituição da areia do campinho do Loteamento Colina por grama ou gramado sintético, revitalização das telas de proteção ao redor do campo, instalação de iluminação e também colocação de bancos e mesas ao redor do campo.
Justificativa: Este é um pedido dos moradores do Loteamento que utilizam o campo para momentos de lazer. Conforme fotos, o campo está em condições precárias, com as telas bem danificadas e sem iluminação, precisando de uma revitalização geral. Também a troca da areia por grama ou gramado sintético irá melhorar a utilização do campo.
Outro pedido dos moradores seria a colocação de bancos e mesas ao redor do campo, pois muitas famílias levam seus filhos para utilizar o campo e não tem um local adequado e confortável para aguardar as crianças.
Enio José Paggi (PP): Solicita a Secretaria de Infraestrutura a instalação de uma guarita, lixeiras e luminárias completas na comunidade do Alto Residência.
Justificativa: Estes são pedidos dos moradores do inicio do acesso a localidade do Alto Residência, que solicitam melhorias na infraestrutura do local, como a colocação de uma guarita no terreno do Celito Baretta (já autorizado pelo mesmo), para que as 11 crianças que ali residem tenham um local adequado para aguardar o transporte escolar, sem as intempéries do tempo. No momento estão aguardando embaixo da cobertura de uma casa.
- Solicito a instalação de três luminárias completas, para maior segurança do local, e também de lixeiras comuns ou lixeira comunitária para que os lixos não fiquem pelo chão a mercê de animais de rua, tendo em vista que a coleta é feita poucas vezes no mês. Esses pedidos seriam feitos em frente à casa da Sra. Maria Roseli dos Santos e Sra. Eveli Zeni de Marco, acesso a alto residência em frente à granja do Celito Baretta.
Jairo Luiz Hofmann (PP): Pede a Secretaria da Saúde que verifiquem a organização de entrega de fichas de atendimento para o Posto de Saúde.
Justificativa: No momento, a distribuição de fichas ocorre em períodos matutino e vespertino, e há um limite de fichas disponíveis. No entanto, temos observado que, ao atingir esse limite durante a manhã, mesmo com pessoas ainda na fila, não recebem as fichas e são obrigadas a retornar mais tarde para solicitar uma ficha para o período vespertino. Isso significa que as pessoas que já estão enfrentando problemas de saúde precisam enfrentar a fila novamente, mesmo após já terem aguardado durante a manhã.
Nesse sentido, sugerimos que as fichas sejam disponibilizadas para aquelas pessoas que estiveram aguardando durante a manhã, mesmo que o atendimento ocorra apenas no período da tarde. Dessa forma, elas não teriam que enfrentar a fila novamente, evitando um desgaste adicional em sua condição de saúde.
- Solicita a Secretaria de Infraestrutura que analisem a viabilidade de instalar grades ou tubulação no escoamento de água na subida da Serra, a Rua Marcia Margarida Santos.
Justificativa: Ao observar as imagens anexas, podemos constatar que o escoamento de água ao longo da subida da serra está completamente aberto, sem qualquer proteção, o que pode acarretar em acidentes na região. A colocação de grades de proteção ou mesmo a instalação de uma tubulação adequada no local contribuirá para evitar possíveis acidentes e tornar a área mais segura.
Valmor de Vargas (PSDB): Pede a Secretaria de Infraestrutura a instalação de uma academia ao ar livre na comunidade do Vista Alegre.
Justificativa: Este é um pedido dos moradores da comunidade para ter um local para realizar atividades físicas. Por meio desta indicação, venho reforçar o pedido da academia, preferencialmente ao lado do parquinho infantil.
Foi realizado um pedido na indicação nº 364 feita em 2021 solicitando o parquinho infantil (já realizado) e também a academia. Os moradores da comunidade ficariam muito satisfeitos se o pedido for atendido.