A missa solene de posse do papa Leão XIV acontecerá neste domingo, dia 18 de maio, às 10h, na Praça São Pedro. A cerimônia marcará oficialmente o início do pontificado de Robert Prevost, com a presença de líderes mundiais, representantes diplomáticos e milhares de fiéis. A agenda oficial divulgada pela Santa Sé também detalha os primeiros compromissos do novo pontífice ao longo do mês de maio.
Entre os destaques, está a primeira audiência geral de Leão XIV como papa, agendada para 21 de maio. Ele também presidirá orações públicas, encontros diplomáticos e cerimônias simbólicas em basílicas papais.
A agenda inclui ainda a posse de outras basílicas, como a de São Paulo Fora dos Muros, no dia 20, e as de São João de Latrão e Santa Maria Maior, em 25 de maio. No dia 24, o papa se reunirá com a Cúria Romana e funcionários do Estado da Cidade do Vaticano, consolidando os primeiros passos de sua liderança no comando da Igreja Católica.
Antes de promover mudanças nos altos cargos da Cúria Romana, Leão XIV decidiu manter os atuais chefes de escritórios do governo, nomeados por seu antecessor, Francisco. Em comunicado, o Vaticano informou que o novo pontífice solicitou que todos permaneçam em suas funções até que ele conclua um processo de avaliação interna.
A decisão visa garantir estabilidade e continuidade administrativa durante o início do pontificado. O papa também comunicou que está reservando um período para “reflexão, oração e diálogo” antes de tomar qualquer medida sobre nomeações futuras dentro do governo da Igreja.