A Escola do Legislativo Iria Dambróz realizou na noite desta segunda-feira, dia 26, uma palestra ministrada pela atleta Capinzalense, Chana Masson. O evento ocorreu no auditório do Sindicadezal, onde estão acontecendo as sessões da Câmara de Vereadores.
Com a participação de mais de 80 pessoas, a conversa foi aberta para professores, alunos da Escola de Educação Mater Dolorum, alunos do Centro de Educação de Adultos (EJA), familiares da renomeada atleta, e os vereadores Tiago de Oliveira Luz, Ênio José Paggi, Rafael Edgar Tonial, o presidente do Legislativo Jairo Luiz Hoffmann e integrantes da ABAG.
A palestra abordou o tema “Adaptação: A regra do jogo”. A atleta joga na equipe da Itália e atualmente está de férias na sua cidade natal, aproveitando o tempo com a família e cumprindo agenda na sua carreira de empreendedora e palestrante.
A lenda do handebol apontou em sua palestra as dificuldades que enfrentou em outros países, destacou que a adaptação depende de cada pessoa e que cada um tem o poder de escolher seus sonhos com determinação.
A melhor goleira de handebol tem 44 anos, e tem como propósito ser a melhor palestrante do Brasil, além de ser atleta, Chana está abrindo uma nova marca junto com suas irmãs.
Conforme a diretora da Escola do Legislativo, Bianca Almeida Fontana, o evento superou as expectativas. Segundo ela, um cronograma de atividades irá acontecer no decorrer do ano, inclusive cogitando a possibilidade de levar os eventos aos bairros do município.
O presidente do Legislativo Capinzalense, Jairo Luiz Hoffmann, agradeceu a presença e participação do público e enalteceu a grande trajetória da atleta.
Cinco lições que Chana abordou na palestra:
- Adaptar-se é fundamental;
- Desistir não é uma opção;
- Escute as pessoas certas;
- Nunca perca o seu caráter;
- Desenvolva sua inteligência emocional;
Trajetória
Chana começou a jogar Handebol feminino na escola com aproximadamente 11 anos. Chegou à seleção catarinense com 13 anos, em 1998 foi convocada para a seleção brasileira adulta da modalidade. Durante toda a sua trajetória teve passagens marcantes na seleção brasileira de handebol feminino.
Dentre as várias conquistas, Chana foi a primeira brasileira a jogar handebol na Europa, participou de quatro olimpíadas, seis mundiais, defendeu a Seleção Brasileira por dezesseis anos e foi tricampeã pan-americana.
Em 1999 recebeu o título de melhor goleira do Brasil, em 2003 melhor goleira da Espanha, em 2005 da Alemanha e em 2010 da Dinamarca.
Em 2011, com 32 anos, foi eleita a melhor goleira de handebol do mundo. No ano de 2021 Chana foi escolhida como uma das atletas destaque da Champions League aos 42 anos.
Em 2023 campeã da Copa Itália com 44 anos, foi eleita destaque do segundo jogo. Chana conquistou uma trajetória que reúne uma bagagem de histórias e vasta experiência. Agora vem se dedicando à realização de palestras com o propósito de inspirar pessoas a lutarem pela realização de seus sonhos.