Foi realizado nesta quarta-feira, dia 21, o I Seminário de Turismo promovido pelo município de Ouro. A palestra ocorreu no pavilhão do centro comunitário do bairro Alvorada. As entidades ACIRP, AMPECO, ACATS, EPAGRI e SEBRAE, além das cooperativas Copernostra, Cresol e Uniprime foram parceiras do evento.
A iniciativa da administração, visando desenvolver um projeto para organizar o turismo em Ouro, atende a uma demanda crescente da comunidade interessada em explorar esse setor.
Os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra com a extensionista da EPAGRI de Urubici, Claudia Maria Schmitz.
O objetivo principal da visita foi plantar uma semente do turismo rural na agricultura familiar de Ouro e região. Ela enfatizou a necessidade de os proprietários de terras locais perceberem o potencial de suas propriedades para receber turistas, destacando a autenticidade e o charme das experiências oferecidas pela vida no campo.
Cláudia ressaltou que o turista rural busca não apenas acomodações, mas também experiências autênticas.
“Eles desejam participar das atividades cotidianas da fazenda, como andar de trator, tirar leite e colher ovos, além de saborear a deliciosa comida caseira preparada pelas famílias locais.”
Segundo a extensionista desde 2005, a região de Urubici tem testemunhado um aumento significativo no número de famílias da agricultura familiar que abriram suas propriedades para o turismo. Atualmente, cerca de 135 famílias participam desse segmento, proporcionando aos visitantes experiências únicas e memoráveis.
Uma característica marcante do turismo rural é a capacidade de os agricultores continuarem com suas atividades diárias enquanto recebem os turistas em suas propriedades.
Os ajustes e modificações nas instalações são feitos conforme o que cada propriedade tem a oferecer, desde pequenas reformas em paióis até a transformação de antigas residências em atrações turísticas.
O diretor de cultura, Laudemir Reck, enfatizou a importância de despertar o interesse dos agricultores e moradores para as oportunidades que o turismo pode trazer.
Ele ressaltou a presença significativa de pequenos empreendedores no evento, indicando um interesse crescente na diversificação de suas atividades e na exploração do potencial turístico da região.
Laudemir destacou que estão sendo iniciados os preparativos para a elaboração de um plano de turismo abrangente para o município. O objetivo é estabelecer uma legislação sólida que garanta a continuidade e o desenvolvimento do setor, independentemente das mudanças administrativas futuras.
O prefeito Claudir Duarte, o vice Renê Modena, a secretária de educação Edneia Rech Schlindwein e o presidente da Câmara de Vereadores de Ouro, Roni Rodrigues, acompanharam o seminário.