Foi realizado na noite desta quarta-feira (19), no auditório da Escola Municipal Felisberto Vilarino Dutra, no Parque e Jardim Ouro, uma Audiência Pública, promovida pela Câmara de Vereadores, sobre a segurança das escolas do município.
A conversação contou com a participação do prefeito de Ouro Claudir Duarte, os representantes das Polícia Civil e Militar, os vereadores do município, os gestores e profissionais da educação e alguns pais.
Durante a audiência, algumas pessoas compartilharam suas ideias de melhorias nas seguranças públicas. As principais ideias foram monitoramento por câmeras, segurança armada, muros e recados na agenda para os pais.
Dentre as sugestões dos pais, esteve a de um monitoramento com painel e porta com detector de metal. Todas as indicações foram anotadas pelo mediador e serão enviadas para análise do Poder Executivo, em documento.
O Diácono da Igreja Católica, Adão de Lima, esteve presente representando o Frei Justino Stolf, deixando a disposição para passar informações de qualquer ação que seja feita junto à comunidade.
Após as indicações de melhorias, os representantes dos poderes de segurança pública se manifestaram sobre o trabalho que vem sendo realizado.
Luciano Pinheiro, responsável pelo expediente na Delegacia de Ouro, explanou sobre as investigações para identificar possíveis ataques e também concordou com uma vigilância armada nas escolas, pois acredita que é uma forma de inibir os meliantes de entrar. Caso ocorra a invasão, o segurança poderá fazer uma abordagem correta e efetiva.
O Major Cleverson Garcez, comandante da Companhia da Polícia Militar de Capinzal, falou sobre as ações de prevenção que estão sendo realizadas, como o trabalho de rondas nas escolas. O comandante diz estar fazendo o que pode com a pequena quantidade de policias.
O Prefeito Dire, comentou sobre as medidas preventivas realizadas, como colocar um funcionário em cada escola pra dar um auxilio e ficar de olho nos acontecimentos. O Executivo planeja a construção de muros, grades e instalações de câmeras nas escolas que não possuem.
O presidente da Câmara de Vereadores, Diego Baretta, discorreu sobre como será procedido após as indicações e aproveitou para parabenizar o nível do diálogo realizado na sessão.