A partir desta quarta-feira (12) até sexta (14) os dias serão de sol e calor intenso em Santa Catarina, segundo o alerta divulgado pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).
A onda de calor deve provocar temperaturas de até 40°C, principalmente, na região Oeste e Extremo Oeste do estado, segundo o meteorologia da Epagi/Ciram Clóvis Correa (veja abaixo a lista de cidades que podem registrar máximas entre 35°C e 40°C).
“Essa onda de calor vai piorar a situação, já crítica, na estiagem, nas regiões Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina”, disse o meteorologista.
A umidade relativa do ar nesta região ficará entre 30% a 40%, considerada baixa.
Um sistema de massa de ar seco no Sul do Brasil provoca a onda de calor. Os municípios do Meio-Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí também vão registrar temperaturas acima de 30ºC.
Segundo o Corpo de Bombeiros, não há possibilidade de incêndios causados pelo calor no estado.
Alerta da Defesa Civil
A Defesa Civil estadual divulgou nesta quarta-feira (12) que todas as áreas de Santa Catarina estão sob observação da onda de calor. As máximas devem ficar acima de 30°C.
O órgão informou que as temperaturas elevadas devem agir fortemente em todo o território a partir de sexta-feira (14) até quarta-feira (19).
“Pela permanência das temperaturas altas em um período estendido, configura-se uma onda de calor”, informou por meio da nota.
A Defesa Civil indica que a pessoas devem manter a temperatura dos ambientes internos abaixo dos 32°C para idosos e enfermos, não deixar crianças e animais sozinhos em carros, vestir roupas folgadas e de cores claras e hidratação regular.
Estiagem
Ao menos 17 estações hidrológicas de Santa Catarina estão em situação de alerta ou emergência, segundo os dados do boletim da Epagri/Ciram, que faz o companhamento nas bacias e complexos do estado, divulgados na manhã desta quarta-feira (12).
De acordo com a tabela dos níveis de rios, no Rio Canoas, Rio Canoinhas, Jacutinga, Rio Itajaí-Açú, Rio Antas, Rio do Chapecó, Rio do Peixe, Peperi-Guaçú e Rio Tijucas, estão em regime hídrico extremo.
Em situação de emergência estão estações nos municípios de Mondaí, Romelândia, Chapadão do Lageado, São João Batista, Coronel Freitas, São Carlos, Joaçaba, Tangará e Concórdia.
Comente este post