A Polícia Civil de Herval d’Oeste identificou a autora de uma série de envenenamentos de cães ocorridos em uma propriedade do município. A confissão foi obtida na tarde desta terça-feira, dia 2 de julho de 2025, após diligências realizadas pela equipe de investigação, que desde fevereiro apura os casos.
Na manhã do dia 2, a Polícia foi informada sobre um novo caso de envenenamento de animais na mesma propriedade onde já haviam ocorrido crimes semelhantes em 19 de fevereiro e 26 de abril deste ano. Equipes da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias estiveram no local para coletar provas, levantar indícios e reunir informações que pudessem esclarecer o caso.
Diante da reincidência do crime, as investigações foram intensificadas e resultaram no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão – um em Herval d’Oeste e outro em Joaçaba. Durante as buscas, os agentes localizaram objetos suspeitos como restos de embalagens que podem ter contido o veneno utilizado, além de uma espingarda sem registro e cartuchos de munição, sendo três deflagrados e um intacto.
Duas pessoas foram levadas à delegacia para prestar depoimento – uma delas na condição de suspeita e outra como testemunha. A mulher investigada, ao ser confrontada com provas como filmagens, contradições nos depoimentos e demais elementos colhidos nas diligências, confessou ser a autora dos envenenamentos registrados nas três datas.
Apesar da confissão, a Polícia Civil segue com diligências para confirmar que a mulher agiu sozinha. Ainda são aguardados laudos periciais que podem trazer informações adicionais sobre os materiais apreendidos. O inquérito policial será finalizado nos próximos dias e encaminhado ao Poder Judiciário para o prosseguimento da ação na esfera judicial.