Os motoristas da Educação da Prefeitura de Capinzal decidiram por não fazer a paralização nesta quinta-feira, dia 12, depois que Executivo e Legislativo do município agendaram uma reunião na próxima semana para tratar sobre o reajuste salarial reivindicado pela categoria. Segundo eles, o salário base, de R$ 2.136,00, é o menor de toda a região.
Saiba mais
De acordo com uma comissão formada por eles, na antiga e na atual administração houveram conversas para que fosse feito um reajuste salarial, mas até o momento nada de concreto aconteceu. Ao todo, são 19 motoristas envolvidos diretamente no transporte escolar que podem ser beneficiados com a reposição salarial.
Eles também encaminharam um documento ao Poder Legislativo explicando toda a situação e pedindo ajuda, que foi lido na sessão legislativa de segunda-feira, dia 9.
Em nota divulgada na tarde dessa terça-feira, dia 10, a Prefeitura de Capinzal disse que não foi notificada oficialmente sobre a possível paralização dos servidores e confirmou a realização de conversas com os motoristas.
A nota também fala que a média salarial dos motoristas é de R$ 4 mil, o que incluiu e horas extras, adicional de tempo de serviço e vale alimentação. Ainda segundo eles, depois de um estudo técnico, o pagamento de adicional de insalubridade e periculosidade, que chegou a ser negociado, não será possível em 2025.
Confira o conteúdo do convite para reunião encaminhada pelo presidencia da CÂmara de Vereadores de Capinzal:
Senhores Motoristas,
Acusamos o recebimento da nota encaminhada a esta Casa Legislativa, na qual Vossas Senhorias expõem os motivos que levaram à deliberação pela paralisação das atividades e relatam as dificuldades enfrentadas pela categoria no diálogo com a Administração Municipal.
Em atenção à manifestação apresentada, cumpre-nos informar que a Câmara Municipal de Capinzal, por meio desta Presidência, reafirma seu compromisso com o diálogo democrático e com a busca de soluções justas e dentro da legalidade para os desafios enfrentados pelos servidores públicos municipais, em especial os motoristas que desempenham função essencial no âmbito da educação.
Reafirmamos o compromisso desta Casa Legislativa com o diálogo respeitoso, transparente e produtivo, sempre pautado na legalidade e na busca de soluções viáveis para os problemas enfrentados pelos servidores públicos municipais. Para tanto, colocamos toda a estrutura desta Casa Legislativa à disposição da categoria para a promoção de debates, escuta e construção de alternativas que valorizem o serviço público e os profissionais que o exercem.
Com esse propósito, a Presidência da Câmara convida formalmente os membros da Comissão de Motoristas, bem como os demais integrantes da categoria, para uma reunião conjunta com todos os Vereadores, a ser realizada na próxima quarta-feira, dia 18 de junho de 2025, às 19 horas, no Plenário da desta Casa.
Informamos, desde já, que o horário da reunião poderá ser ajustado, caso necessário, para melhor compatibilizar com a disponibilidade dos motoristas, reforçando nossa intenção de garantir a ampla participação de todos os envolvidos.
Este encontro terá como finalidade principal oportunizar o diálogo direto entre os representantes do Poder Legislativo e os motoristas da Secretaria Municipal de Educação, a fim de melhor compreender as demandas apresentadas e buscar, no âmbito da legalidade e do interesse público, caminhos que possam contribuir com a resolução do impasse.
Na certeza de que o diálogo é o caminho mais adequado para a resolução de impasses, reiteramos nossa disposição institucional e pessoal para atuar como mediadores e defensores do interesse coletivo, sempre respeitando os princípios da legalidade, moralidade, eficiência e valorização do servidor público.
Atenciosamente,
KELVIS BORGES
PRESIDENTE