Uma megaoperação da Polícia Civil realizada em vários municípios do Oeste prendeu 71 pessoas entre os dias 26 e 30 de junho. O balanço do trabalho realizado na última semana foi divulgado na manhã desta segunda-feira, dia 3, pela Polícia Civil.
A ação foi realizada por meio da Diretoria de Polícia da Fronteira (Difron), com objetivo de cumprir mandados de prisão em aberto na região Oeste, como forma de repressão qualificada a diversos crimes praticados.
Ao todo, segundo os números, foram cumpridos 129 mandados judiciais, com 71 pessoas presas. Também foram apreendidos mais de 160 quilos de drogas, 9 armas de fogo, 764 munições e um veículo.
Participaram da operação 150 policiais civis das Delegacias Regionais de Polícia de Chapecó, Xanxerê, Maravilha, Concórdia, São Miguel do Oeste e São Lourenço do Oeste, além do Serviço Aeropolicial da Fronteira (Saer/Fron), policiais civis que estão na operação Hórus e dos Núcleos de Operações com Cães (NOCs) de São Lourenço do Oeste, Chapecó, Xanxerê e São Miguel do Oeste.
Os presos têm envolvimento em diversos tipos de crimes, como homicídio, tráfico de drogas, violência contra mulher, posse e porte de armas de fogo. O prejuízo imposto aos criminosos foi de aproximadamente R$ 250 mil.
O diretor de Polícia da Fronteira, delegado Fernando Callfass, disse que o objetivo da operação foi cumprido, tendo em vista o grande número de criminosos retirados de circulação.
“A operação Difron Segura já está consolidada no planejamento do trabalho e irá ocorrer de forma permanente na região Oeste, visando o combate à criminalidade, dando mais tranquilidade para a população”, destacou.
Em um balanço do primeiro semestre de 2023, conforme a Polícia Civil, foram 566 mandados de prisão cumpridos no Oeste ― aumento de mais de 62% em comparação ao mesmo período do ano de 2022.