Encerrou no dia 30 de junho o período para o alistamento militar. A secretária da Junta do Serviço Militar, Dayara Machado de Mello, registrou mais de 100 jovens alistados neste ano, sendo aproximadamente 80 inscritos online. Em comparação com o ano passado, o número de alistados manteve-se dentro da mesma média.
Para os jovens que não conseguiram realizar o alistamento online dentro do prazo, Dayara explicou que é necessário comparecer à junta militar com os documentos pessoais. “Emitiremos uma taxa de multa e uma taxa para a emissão do certificado de dispensa”, informou.
Os jovens que não realizarem o alistamento enfrentam várias implicações, como a impossibilidade de obter o título de eleitor, além de dificuldades para ingressar em empresas ou participar de concursos públicos.
A responsável pelo ressaltou a importância de os alistados que não concordam com a taxa de emissão do certificado de dispensa comparecerem à junta militar para resolver a situação. Da mesma forma, aqueles que não fizeram o alistamento, devem procurar a junta para regularizar sua situação e ficar atentos às informações que serão passadas via WhatsApp.
O horário de atendimento da junta militar é das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira.