Apesar do recurso de R$ 25 milhões já garantido pelo Governo Federal, e do entusiasmo e mobilização da comunidade local, inclusive de Capinzal, a definição da área para o campus ainda está pendente.
Segundo o deputado federal Pedro Uczai, a EPAGRI recebeu 98 hectares do governo federal para um centro de treinamento, mas a expectativa é que 14 desses hectares sejam destinados ao Instituto Federal.
No entanto, o presidente da EPAGRI se recusou a devolver qualquer parte do terreno, gerando frustração entre os envolvidos na mobilização.
O deputado reiterou seu compromisso em manter o Instituto Federal em Campos Novos e solicitou o envolvimento das lideranças locais para garantir o sucesso do projeto.
Nós precisamos mobilizar, Plano A botar a funcionar e buscar que a Embrapa solicite de volta pelo menos 14, 15 hectares. Segundo buscar outra área, se não for possível esta, mas eu trabalho ainda no Plano A está, eu não gostaria que fosse mobilizar outras forças regionais e buscar outras áreas em outro município. A gente tem que buscar a solução em Campos Novos e acho que as lideranças locais têm que participar, se envolver, porque essa luta foi grande, e importante para a região, enfatizou Uczai.
No mês de maio foi realizada uma audiência pública em Campos Novos, onde foram definidas as áreas das formações técnicas, dos cursos técnicos para o campus do Instituto no município, restando apenas a definição a área que a unidade será construída.