Acontece nesta nesta sexta-feira (22) a inauguração de um marco em memória de Frei Crispim, religioso capuchinho que faleceu em um acidente automobilístico em 1963. O evento será realizado às 14h, nas proximidades do salão comunitário do Bairro São Cristóvão, ponto exato onde ocorreu a tragédia.
O monumento será instalado junto à cruz que, por muitos anos, marcou o local do acidente e manteve viva a lembrança do frei. A inauguração faz parte da programação especial do centenário da ordenação sacerdotal de Frei Crispim, celebrado em 2025.
Nascido em 12 de abril de 1899, na Itália, com o nome de batismo Leão Lourenço Baldo, Frei Crispim ingressou na Ordem Franciscana em 1913 e foi ordenado sacerdote em 1925, na Basílica de São Marcos, em Veneza.
Chegou ao Brasil em 1947 e atuou em diversas comunidades do Paraná e de Santa Catarina. Em 1957, foi destinado a Santa Lúcia, distrito de Ouro (SC), onde concluiu a construção da Igreja Matriz, reorganizou a vida paroquial, atendeu doentes, visitou capelas e se destacou pela simplicidade e dedicação aos mais pobres.
Frei Crispim faleceu em 22 de agosto de 1963 e está sepultado em Santa Lúcia. Sua memória segue sendo reverenciada por fiéis e comunidades da região.
A inauguração do marco em Capinzal é uma das ações que celebram os 100 anos da ordenação do frei. Em março, foi lançado o livro “Frei Crispim: Vida de Fé e Luz da Esperança”, do jornalista Matheus Nunes Faccin. Também estão acontecendo as novenas preparatórias, e segue com a 1ª Caminhada da Graça e a 26ª Romaria em honra a Frei Crispim, reunindo devotos e comunidades de várias regiões.
A programação também será destaque na televisão. Nesta sexta-feira (22), entre 6h e 8h, durante o Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV — afiliada da Rede Globo – será exibida uma reportagem sobre o religioso.