O Frigorífico de Aves e Coelhos Tonini, localizado na comunidade de Leãozinho, interior de Ouro, recebeu na tarde desta quinta-feira (21) a concessão e o certificado do Selo Arte, que autoriza a comercialização dos produtos em todo o território nacional. Até então, a empresa tinha liberação apenas para vendas dentro de Santa Catarina.
Felipe Tonini, um dos responsáveis pelo empreendimento familiar, destacou a importância da certificação. “É com muita alegria que recebemos esse selo tão esperado. Antes, só podíamos vender em Santa Catarina e agora conseguimos abrir mercado em todo o Brasil. Já temos uma parceria com a S Carnes Especiais, do Rio Grande do Sul, e isso vai possibilitar aumentar as vendas e agregar valor aos produtos”, afirmou.
A agroindústria, fundada em 2008, iniciou as atividades com o abate de frango e, com o tempo, passou a incluir também o processamento de carne de coelho. Segundo Felipe, enquanto as aves seguem com foco na venda regional, a carne de coelho tem maior procura fora da região. “Aqui não é tão conhecida, mas em outros estados a procura é maior. Por isso buscamos o selo, para ampliar os mercados. Hoje produzimos frango e coelho, mas o coelho passou a ter mais frequência e quantidade”, explicou.
Atualmente, a empresa conta com o trabalho da própria família, formada por quatro pessoas, além de uma funcionária extra contratada por dia de abate. O frigorífico também recebe animais de criadores parceiros para atender a demanda crescente.
O prefeito de Ouro, Claudir Duarte, esteve presente na entrega do certificado e ressaltou a conquista da família. “É uma alegria ver uma empresa 100% ourense recebendo o Selo Arte. Isso abre fronteiras, fortalece o setor e traz perspectivas de crescimento não só para a agroindústria, mas também para o nosso município. Ficamos muito felizes em parabenizar a família Tonini, que vem cumprindo rigorosamente todas as exigências e mostrando a qualidade da produção local”, destacou.
Com a certificação, a família Tonini projeta expandir sua atuação no mercado nacional, fortalecendo a comercialização da carne de coelho e consolidando o trabalho que começou há 16 anos de forma familiar e que hoje ganha visibilidade em todo o Brasil.