Nesta quinta-feira, 1º de agosto, ocorre a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, em Capinzal, às 19 horas. O evento marcará a conclusão do curso para 306 alunos do quinto ano, um número considerado expressivo pela organização.
O comandante da Polícia Militar, Major Vilma Rosa, destacou a importância da participação da comunidade neste momento especial. Ela enfatizou que o PROERD desempenha um papel fundamental na educação das crianças, oferecendo orientações sobre violência, uso de drogas e bullying, além de ajudá-las a tomar decisões responsáveis.
Segundo Major Vilma Rosa, a presença das famílias e da comunidade será essencial para prestigiar a formatura, que também contará com sorteio de brindes e a apresentação de redações elaboradas pelos alunos sobre o tema das drogas.
Apesar do sucesso do programa, a comandante revelou que a região ainda enfrenta desafios, como a necessidade de mais instrutores para ampliar o alcance do PROERD. Atualmente, o Sargento Vitorazzi é o único instrutor responsável por atender as cidades de Ouro, Capinzal, Lacerdópolis, Zortéa, além de Ipira e Piratuba.
Major Vilma Rosa mencionou que já solicitou um reforço para a equipe, com o objetivo de expandir o programa para outros níveis escolares, incluindo a 7ª e 9ª séries, e também para grupos de pais.
Desde sua implementação em Santa Catarina, o PROERD já formou mais de 3 milhões de alunos. Major Vilma Rosa mencionou o impacto positivo que o programa tem tido ao longo dos anos, com muitos ex-alunos, agora adultos, reconhecendo a importância das lições aprendidas.
Estarão se formando alunos das Escolas Municipais Viver e Conhecer, Bernardo Moro Sobrinho, Construindo Sonhos, Belisário Pena, Dr. Vilson Pedro Kleinubuing, Carlos Jaime da Rocha, Ernesto Hachmann e também do Colégio SuperAtivo.