Um incêndio destruiu completamente uma casa de madeira, com aproximadamente 140m², na localidade de Linha Alto Residência, no interior de Capinzal, na noite desta quarta-feira, dia 29. Os bombeiros foram acionados às 21h53min e mobilizaram várias viaturas incluindo dois caminhões, além de uma ambulância para atender a ocorrência.
Ao chegarem no local, as equipes constataram que o incêndio já estava em fase de diminuição. Na casa residiam cinco pessoas, incluindo um casal de idosos e três netos, que conseguiram sair ilesos.
Foi possível resgatar alguns eletrodomésticos e equipamentos da casa, incluindo duas geladeiras, uma máquina de lavar, dois freezers, uma centrífuga, uma motosserra e uma roçadeira. No entanto, a maior parte dos bens, incluindo utensílios domésticos, documentos, roupas e móveis, foram consumidos pelo fogo. A residência, que não tinha seguro, sofreu prejuízos estimados em torno de R$ 200 mil, devido à perda de rações e outros equipamentos armazenados no porão, bem como a mobília completa de um dos netos do casal, que está construindo sua própria residência e havia guardado os móveis em um dos cômodos da casa dos avós.
A operação de combate ao incêndio e rescaldo durou aproximadamente três horas e meia, utilizando cerca de 10 mil litros de água.
Durante o combate ao fogo, Ivalino Lazarin, de 68 anos, foi avaliado pela guarnição da ambulância. Ele estava consciente e orientado, mas apresentava dores torácicas e hipertensão. Sua esposa, Lindamir Lazarin, de 67 anos, também consciente e orientada, referiu ter inalado muita fumaça e apresentava tosse. Ambos foram encaminhados ao Hospital Nossa Senhora das Dores de Capinzal para avaliação médica. Os outros três moradores dispensaram atendimento médico.
De acordo com Adilson Lazarin, filho do casal de idosos, o incêndio teve início em um quarto da casa, em uma tomada onde estava ligado um aquecedor.
“Começou no quarto do meu filho, numa tomada. Ele estava na sala tomando café e gritou que tinha pegado fogo no quarto. Quando cheguei, não tinha mais o que fazer. Peguei o extintor do carro e tentei apagar, mas não consegui. Só consegui retirar meu pai e minha mãe e algumas coisas. O resto queimou tudo.”
O casal de idosos reside no local desde 1996, quando se mudou do interior de Piratuba.
Ver essa foto no Instagram