A comunidade do Distrito de Santa Lúcia, em Ouro, recebeu na noite deste sábado (2) a sexta celebração da novena em preparação para a 26ª Romaria de Frei Crispim. O evento religioso reuniu dezenas de fiéis na capela local e faz parte da programação que antecede a tradicional romaria.
A celebração foi presidida pelo Frei José Carlos Gubert, com a participação do Diácono Anoldo Gonçalves Walter. A liturgia ficou sob a responsabilidade da equipe dos Devotos de Frei Crispim, grupo que acompanha a organização das atividades religiosas em honra ao frei.
A próxima etapa da novena já tem data marcada. A sétima noite será realizada no sábado (9), a partir das 19h30, também na capela do Distrito de Santa Lúcia. A celebração será conduzida pelo Frei Márcio Tessaro e a liturgia ficará por conta das Irmãs do Hospital Nossa Senhora das Dores, de Capinzal.
A Romaria
A 26ª Romaria de Frei Crispim será realizada no domingo, 24 de agosto, com uma programação especial em alusão ao centenário sacerdotal. As atividades começam ainda na madrugada, com a tradicional caminhada que sairá às 2h30 das proximidades da Comunidade São Cristóvão, em Capinzal, em direção ao Distrito de Santa Lúcia.
Às 9h30, será iniciada a romaria oficial com saída do cemitério do distrito. Em seguida, haverá missa celebrada pelo Ministro Provincial Frei Evandro Souza. O encerramento será com o tradicional almoço festivo, marcado para o meio-dia.
Pré-festa
Como parte das comemorações, está programada para o sábado, dia 23 de agosto, uma pré-festa com almoço à base de espeto corrido. A participação será mediante reserva de fichas.
Neste ano, a romaria tem como tema central os 100 anos de sacerdócio, com enfoque em valores como fé, dedicação e amor. A expectativa da organização é reunir um grande número de fiéis em um momento de profunda devoção e celebração à vida e à missão de Frei Crispim.