A família da jovem Maria Eduarda da Silva, que sofreu um grave acidente de trânsito no primeiro semestre deste ano, procurou o jornalismo da Nativa FM para divulgar uma ação solidária que visa arrecadar recursos para cobrir os altos custos com tratamentos e adaptações necessárias.
De acordo com a mãe, Andrea da Costa, o acidente ocorreu no dia 1º de maio. Maria Eduarda, de apenas 15 anos, sofreu uma lesão permanente na medula espinhal e ficou internada por dez dias. O diagnóstico foi de trauma raquimedular, o que resultou em paralisia da cintura para baixo. Desde então, a jovem enfrenta uma nova rotina de cuidados intensivos, o que tem exigido grande esforço físico, emocional e financeiro da família.
Segundo Andrea depende de apoio constante:
“Ela não tem os movimentos da cintura para baixo, precisa de ajuda no dia a dia e faz fisioterapia intensa de segunda a sexta-feira. Ainda não consegue permanecer muito tempo na cadeira de rodas, então tudo é um processo de adaptação tanto para ela quanto para nós”, explicou.
Além do tratamento contínuo, a família precisa adquirir equipamentos especiais para facilitar o dia a dia da adolescente e está realizando reformas na casa, como a construção de um banheiro adaptado. Diante dos custos elevados com medicamentos, terapias e adaptações, Andrea e os familiares organizaram uma ação solidária:
“Nós fomos até o comércio local pedir apoio e fomos muito bem recebidos. Várias lojas doaram brindes, e estamos vendendo os números da rifa para arrecadar fundos. Quem puder comprar, ajudar na venda ou doar de outra forma será muito bem-vindo. Também estamos recebendo doações para a construção do banheiro”, destacou a mãe.
Outro objetivo da família é conseguir atendimento para Maria Eduarda no Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília, referência nacional em reabilitação. A adolescente já foi encaminhada por um médico de Concórdia e aguarda a confirmação da inscrição. No entanto, os custos com transporte e estadia também devem ser pagos antecipadamente pela família.
Andrea aproveitou para agradecer a todas as pessoas que têm demonstrado apoio desde o acidente seja por meio de orações, doações ou contribuições. Quem desejar colaborar com a família pode entrar em contato pelo WhatsApp, 49 9-9942-8750. Toda ajuda será bem-vinda.
Os números estão sendo comercializados por R$ 10 reais.
O sorteio ocorre no dia, 12 de Outubro.